terça-feira, 25 de agosto de 2009

Reordenação da lista do MVM

Devido à aplicação da Lei da Paridade foi necessário uma reordenação da lista.

1 – Rui Manuel Simões Vital---------------Porto do Carro
2 – Abílio Gameiro Rodrigues--------------Freixianda
3 – Jacinta dos Anjos Gonçalves Almeida---Granja
4 – Alfredo Manuel Raimundo da Silva------Engenhos(rec. na Freixianda)
5 – David Manuel Marques Vaz--------------Lagoa do Grou
6 – Patrícia Alexandra Jesus Maia---------Lagoa do Grou
7 – José da Graça Caçote------------------Abades
8 – João Pedro Marques Branquinho---------Parcerias
9 – Dalila Maria Marques Pipa-------------Várzea do Bispo
10 – Marco Nelson Rosa Ferreira-----------Besteiros
11 – Tiago Liberal Duarte-----------------Porto do Carro
12 – Cláudia Susana dos Santos Honório----Freixianda
13 – Amílcar Alfredo Gomes Freire---------Casal Pinheiro
14 – Liliana Pereira Gomes----------------Cumeada
15 – Cátia Sofia Abreu Marques------------São Jorge
16 – António Sérgio Simões Rodrigues------Póvoa
17 – Sofia Marques Simões-----------------Freixianda
18 – João Miguel Mendes Simões------------São Jorge
19 – Tânia Sofia Simões Bilreiro----------Freixianda
20 – Luís Filipe Almeida Marques----------Casal Pinheiro
21 – João Tiago Gonçalves Almeida---------Abades
22 – Ana Filipa dos Santos Honório--------Freixianda
23 – Luís Carlos Abreu Gomes--------------Freixianda
24 – Cláudia Patrícia Henriques Almeida---Abades
25 – Cláudia Cristina Marques Dias--------Casal Pinheiro

Mandatário – José Manuel Marques Honório--Freixianda

19 comentários:

  1. Pelo que constato, a lista apresentada pelo MVM apresenta um equilíbrio interessante não apenas a nível etário como ainda no que respeita ao género ou seja, inclui um apreciável número de senhoras jovens. A juventude que caracteriza grande parte dos seus elementos denuncia uma vontade de mudança e, como é natural entre os mais jovens, um espírito de generosidade e de entrega. Por outro lado, o lado irreverente que poderia registar-se devido à sua composição mais jovem é compensada pelos elementos menos jovens e, portanto, mais maduros e ponderados. Em relação às senhoras, é reconhecido que a sua participação é essencial pela sua sensibilidade para aspectos que por vezes escapam aos elementos masculinos, a sua sensatez e reflexão tranquila. Porque é uma lista predominantemente jovem mas que inclui elementos que constituem factores de maior maturidade, de ponderação, de sensatez, a lista do MVM parece dispôr de um espírito jovem, progressista, voluntarioso mas ao mesmo tempo equilibrado e ponderado. Também no que respeita à sua composição parece-me possuir excelentes atributos para poder vir a gerir os destinos da Freguesia da Freixianda com sentido de responsabilidade, o que não significa necessariamente inércia, conservadorismo e imobilismo.
    É na juventude que reside a oportunidade da mudança. A coragem é uma palavra jovem. Penso que importa dar uma oportunidade à juventude e à mudança!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  2. Este é o movimento
    Move-te amigo
    Ganha o atrevimento,
    Vive melhor, vive
    este dia, o momento.

    O sonho é este
    O tempo é agora
    Esquece o que perdes-te
    Esta é a nossa hora.

    Vamos em frente
    O vento está a favor
    Vamos acreditar
    Vamos ganhar.

    ResponderEliminar
  3. Constato que o MVM possui um calendário próprio para apresentar, não apenas os seus candidatos como ainda, no momento próprio, o respectivo programa eleitoral. Trata-se, como é evidente, de um sinal de maturidade e ponderação que apenas é de louvar e registar e que nos faz depositar na sua candidatura uma maior confiança. Naturalmente, a auscultação da população é essencial para melhor conhecer os diferentes problemas concretos nos mais diversos lugares da Freixianda - nas Freixiandas, como outrora se dizia!
    Nada mais acertado do que tal atitude do MVM. Este blog poderia, aliás, contribuir também nesse sentido, caso estivésse mais adaptado a um fórum, pois o debate desenrolou-se recentemente sob a forma de comentários a um post. Mas, são contudo opções que temos de respeitar e em relação às quais, nem sempre estamos na posse de todas as motivações que as determinam.
    Mas, aproveitando a oportunidade que nos é oferecida, queria registar que há escassos dias chamou-me a atenção os trabalhos de remoção de linhas e caixas telefónicas nas paredes de um prédio velho em pleno centro da Freixianda. Com efeito, noto uma certa desordem do ponto de vista estético em relação à distribuição de energia eléctrica, de comunicações fixas e até de saneamento básico onde ele já existe... porque ainda existem locais onde, em pleno século XXI, ainda não foram instalados colectores, sendo o saneamento efectuado para fossas que na maior parte dos casos nem sequer são séticas, com as naturais consequências nefastas para a contaminação dos lençóis friáticos e a própria agricultura.
    Por toda a parte proliferam postes de iluminação e de comunicações, com as respectivas baixadas ligadas directamente às fachadas dos edifícios, incluindo igrejas, capelas e outros de interesse patrimonial e artístico.
    Existem presentemente soluções urbanísticas para colmatar esta situação, as quais já são implementadas em diversas localidades do país. Estas soluções que também são do interesse do concelho de Ourém no seu conjunto, particularmente do burgo medieval, constituem um investimento que é rentabilizado a prazo com a desnecessidade de se procederem a constantes obras de abertura e repavimentação dos pavimentos, com os consequentes incómodos para os comerciantes e a população em geral.
    De novo, coloco a questão a saber qual é a ideia que devemos ter para a Freixianda numa perspectiva global, em termos urbanísticos e arquitectónicos, ultrapassando as ideias avulsas mas fazendo estas possuírem uma razão lógica entre si, inseridas numa estratégia de futuro. Como pretendemos ver a Freixianda num futuro próximo?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  4. Caro Carlos Gomes, pensar a Freixianda como núcleo urbano é importante, mas não é menos importante dar atenção a toda a Freixianda enquanto freguesia.

    Mais depressa me ocorria tentar resolver o problema da estrada da Lagoa do Grou (deve ser a maior vergonha da freguesia) do que resolver a desordem arquitectónica do núcleo urbano.

    ResponderEliminar
  5. Concordo que as acessibilidades para alguns lugares deve constituir uma prioridade, como sucede com Porto do Carro ou a estrada para a Ramalheira, sítio aliás que nem saneamento ainda possui. Mas tenho insistido que se deve adquirir uma estratégia de desenvolvimento em que tudo faça sentido em vez de se coleccionarem medidas avulsas. Agora, é uma questão de prioridade.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  6. As cidades são construídas para as pessoas e não o inverso. Exibir o estatuto de vila ou de cidade pode ser muito interessante e até motivo de envaidecimento mas em nada resolve os problemas. As áreas urbanas modernas tendem a eliminar as barreiras físicas que impedem a circulação por parte de pessoas limitadas ou incapacitadas fisicamente ou com dificuldades de locomoção, suprimem todas e quaisquer armadilhas qu possam causar danos físicos ou acidentes pessoais. Uma urbe moderna não exclui os seus habitantes, ainda que estes possam eventualmente constituir um grupo minoritário, como sucede com os invisuais.
    Existe uma responsabilidade civil de cada entidade pública perante acidentes ou danos causados resultantes da incúria da sua administração ou dos seus actos. A Câmara Municipal pode ser responsabilizados com um dano ocorrido numa estrada municipal desde que comprovado que o mesmo foi resultante da incúria dos seus serviços, como pode suceder com um eixo partido de um veículo caído numa cratera de uma rodovia. Da mesma forma que a Brisa deve assumir a responsabilidade por danos consequentes da sua eventual falta de manutenção e segurança, incluindo a eventual falta de vedação das autoestradas que lhe estão concessionadas. De forma idêntica, quem se responsabiliza por um acidente causado a um invisual ou a um idoso devido às numerosas armadilhas cravadas no pavimento do Largo Juvêncio Figueiredo, constituídas por argolas e outras armações em ferro?
    O aspecto rudimentar em que se encontra o referido largo contrasta de forma flagrante com o ar moderno que se pretende conferir-lhe e não é próprio de uma vila actual.
    São inúmeros os problemas com que a Freixianda no seu conjunto se debate, desde as acessibilidades ao saneamento, à preservação do património e protecção ambiental, tantos que dificilmente seriam resolvidos num só mandato autárquico. Porém, terá de começar-se por algum lado. Mas, como resolver todos esses problemas quando a própria Freixianda permanece num estado lastimável, sem qualquer perspectiva, quase parecendo fugir para os Abades e deixando à sorte o núcleo mais antigo... e é vila!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  7. Existe uma questão que me suscita imensas dúvidas e que se prende com a instalação de um parque industrial na Freixianda que, ao que tudo indica, todas as candidaturas parecem estar de acordo. E a minha primeira dúvida é se realmente existem empresas para se instalar num parque que eventualmente venha a ser criado na Freixianda e, beneficiando desse apoio, as mesmas empresas permanecerão no local por algum tempo razoável ou deslocalizar-se-ão à primeira oportunidade, logo que se esgotem os apoios estatais e camarários. A segunda é a de saber até que ponto as mesmas empresas, caso realmente existam empresas interessadas em fixar-se num parque que venha a ser criado na Freixianda, contribuirão para a criação de emprego directo ou seja, postos de trabalho a serem ocupados preferencialmente por pessoas que habitam a região. A terceira questão é até que ponto a instalação dessas empresas pode contribuir para o desenvolvimento e o bem estar social da Freixianda, sabendo-se de antemão que as suas contribuições (impostos) não revertem directamente - e provavelmente também indirectamente - para a localidade, acarretando ainda custos ambientais e urbanísticos.
    - será que a construção de um parque industrial interessa realmente à Freixianda? E quais a empresas e de que género se vão aí instalar? Existe alguma estimativa acerca de eventuais empresas interessadas?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  8. Tenho procurado na internet eventuais blogs ou sites de apresentação das diferentes candidaturas à Assembleia de Freguesia da Freixianda a fim de conhecer os candidatos e, a seu tempo, os respectivos programas. Mas, constato que, à excepção deste blog do MVM, apenas encontro o blog da "CDU por Ourém", portanto pouco específico em relação à Freixianda. Em relação às candidaturas do PSD e do CDS não encontro informação relevante ou, pura e simplesmente, não obtenho qualquer espécie de informação.
    Com tamanha carência de informação, não vejo como os eleitores da Freixianda possam votar em consciência, quando nem sequer lhes é dado a conhecer os candidatos das respectivas listas concorrentes. Ao menos, a candidatura do MVM à Assembleia de Freguesia da Freixianda possui um blog através do qual dá a conhecer os seus candidatos e, seguramente, a seu tempo, o respectivo programa eleitoral. Também aqui, o MVM já vai à frente!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  9. Ora bem, desde já dou os parabéns pela iniciativa tomada por estes jovens. Acho que a Freixianda precisa de uma lufada de ar fresco... Aprecio o facto de serem uma lista independente... Tal como disseram num dos primeiros posts deste blog não tinham nenhum partido nem cor... No entanto não entendo alguma coisa me está a escapar pois já foi tornado publico que o PS, na pessoa de Paulo Fonseca vos estava a dar todo o seu apoio.. Ora bem se eram independeste agora deixaram de o ser? Ou o facto de se apelidarem de independentes serve apenas para tentarem tapar os olhos ao pessoal? Ou seja como a freixianda é das freguesias mais "laranjas" do concelho de Ourém esta foi uma forma de passar uma peneira pelos olhos do pessoal? Um freixiandense.

    ResponderEliminar
  10. Para o anónimo do post anterior: o facto da candidatura do MVM ser independente não obriga a que todos os seus membros não tenham partido ou até sejam contra os partidos. Antes pelo contrário, permite o entendimento entre pessoas de diferentes sensibilidades políticas, com ou sem partido.
    Se a candidatura do Partido Socialista decidiu apoiar a lista independente apresentada pelo MVM, não vejo em que a possa comprometer politicamente. Aliás, é o reconhecimento de um mérito e de uma capacidade eleitoral que lhe é reconhecida. Aliás, ficaria bastante satisfeito se o próprio PSD lhes desse idêntico apoio... seguramente, o MVM não iria enjeitar o apoio manifestado pelos social-democratas!
    Quanto ao facto de, como disse, a Freixianda ser uma das freguesias mais "laranja", isso parece-me pouco relevante... os freixiandenses estão preocupados em resolver os problemas locais e ver a sua terra progredir, do que propriamente em saber qual o partido que ganha as eleições. E, estou confiante que, qualquer que seja o resultado que venha a verificar-se, os eleitos pelas diversas listas vão saber entender-se entre si para resolver os problemas locais em vez de fazer valer a aritmética eleitoral sem qualquer proveito para a Freixianda. Isso é que é importante!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  11. ...acrescentando ao post anterior, de que vale à Freixianda e aos freixiandenses a sua autarquia local ou seja, a Assembleia de Freguesia, ser conquistada por uma determinada força política, seja ela qual for, se continuamos sem saneamento básico nalgumas localidades como a Ramalheira e o Casal da Sobreira, as estradas permanececem num estado vergonhoso a exigir recuperação, sem passeios pedonais nem condições de segurança para os habitantes, as fontes estão votadas ao abandono, as igrejas e capelas em risco de ruína como sucede na Perucha. Que importa aos freixiandenses a cor partidária que habitualmente ganha as eleições se continuam a ver os seus problemas por resolver?
    Penso que, neste aspecto, a candidatura independente apresentada pelo MVM vem introduzir uma nota positiva na vida local. E estou convencido de que os próprios social-democratas saberão reconhecê-lo e aceitar o desafio que lhes é proposto. Esta é, como sempre, a minha opinião pessoal!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Carlos Gomes,

    Uma coisa é um partido dar o seu apoio, ah e tal ir lá bater umas palmas! Outra coisa é ter o PS como finaciador da vossa campanha e ter o Paulo Fonseca a "mexer" e a por e a retirar elementos da vossa lista!

    Ou seja, MVM = PS camuflado!

    Um freixiandense

    ResponderEliminar
  13. O sr. freixiandense apercebeu-se da falta de assunto para comentar , e lá aproveitou para dar mais uma "ferroadela" nos MVM`S e no PAULO FONSECA .O facto de se alterar a ordem dos candidatos na lista ou de eventualmente haver saídas ou desistencias só demonstra que não há lugares marcados nem cativos.
    É um facto que nunca se pode agradar a gregos e troianos mas se o MVM sempre se assumiu como um movimento aberto a todos os freixiandenses , então é natural haver alterações á medida que chegam os apoios

    ResponderEliminar
  14. Para o sr. freixiandense. Já devia ter reparado que emito a minha opinião pessoal, pois não estou mandatado pelo MVM para o fazer em seu nome. Porém, ainda que possa ser verdade o que diz ou seja, o Partido Socialista financiar a candidatura Independente por ter optado em não concorrer nesta freguesia, não vejo onde esteja o problema. Estou seriamente persuadido de que, caso o PSD viésse a desistir e a apoiar e financiar a candidatura do MVM, este certamente não enjeitaria esse apoio, incluindo o financeiro... é uma questão de experimentar!
    Creio, no entanto, que não possui qualquer prova do facto nem deve ter assistido a qualquer entrega de dinheiro com esse fim... a acontecer, seria uma imprudência fazê-lo junto de pessoa tão indiscreta. Mas, como "freixiandense" é um nome que ainda não consta do dicionário onomástico português, portanto uma forma de opinar sob anonimato, também o comentário não merece a meu ver qualquer credibilidade.
    Creio que não deve recear em identificar-se pois estou convencido de que os membros do MVM são pessoas cordatas que aceitam inclusivamente as opiniões divergentes. De resto, embora muitas pessoas estejam convencidas do contrário, na internet ninguém está realmente sob anonimato...
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  15. Uma coisa é o PS apoiar o MVM, outra coisa é o MVM declarar apoio ao PS na lista para a Câmara. É demasiado evidente para insistir na ideia da independência. Mas isso a mim não me incomoda nada. É evidente a ligação estreita ao PS, que é um partido tão respeitável como qualquer outro e que eu saiba não tem peste.

    O que importa realmente são pessoas da lista e as suas ideias. Ou são credíveis e merecem o voto, ou não são e não merecem.

    Também não acredito na teoria do "mal menor", uns são tão maus... que só restam os outros. Para já, há 4 listas à escolha. E se nenhuma delas tiver préstimo, então vota-se em branco. Não sou nada dado (acho que se vai notando) a fazer no partido aquilo que se faz no clube de futebol, que é para toda a vida mesmo que perca. Não! Um partido que a certa altura seja governado por gente que não interessa, é um partido que não merece o voto.

    Bem sei que muita gente prefere votar sempre no mesmo, como se fosse um clube e daí resulta aquela expressão popular: votam nem que sejam num burro com calças, desde que tenha a cor certa.

    Por isso, discutir a independência (que se vê que não o é) não é o principal do problema.

    ResponderEliminar
  16. Desconheço a natureza dos acordos que eventualmente possam existir entre o MVM e o PS com vista a um eventual apoio recíproco mas, ainda assim, isso não significa necessariamente que a candidatura apresentada pelo MVM à Assembleia de Freguesia da Freixianda não seja realmente de carácter independente mas, como se pretende, uma candidatura socialista disfarçada. Pessoalmente, penso que seria preferível que um movimento independente fosse abrangente a todo o concelho e apresentasse candidaturas também à Assembleia e à Câmara Municipal. Mas, admitindo que por circunstâncias várias isso não foi possível ou não chegou a estar nos propósitos dos promotores das candidaturas independentes que existem no concelho de Ourém, parece-me compreensível que um movimento que apenas concorre a uma freguesia possa negociar apoios e contrapartidas com qualquer das outras forças concorrentes. E, não existindo candidatura independente aos orgãos municipais, o entendimento com uma força partidária parece ser a única possível nesse sentido. E, atendendo à correlação política de forças existente, seria razoável que o mesmo fosse estabelecido com uma das candidaturas com possibilidade de eleger representantes. Da mesma forma que, uma vez eleitos para a Assembleia de Freguesia alguns dos seus candidatos, independentemente do facto de poder ou não vir a ganhar as eleições, não deve rejeitar entendimentos com os outros eleitos só pelo facto de que são independentes... também o PCP estabelece acordos e entendimentos com outras forças políticas e nem por esse facto abdica da sua linha ideológica!
    Quanto às ideias e à vontade de as concretizar, isso ficaremos a saber quando todas as forças concorrentes apresentarem os seus programas eleitorais e, mais tarde, podermos verificar do seu desempenho. De momento, parece-me ainda escassa a informação a respeito das diversas candidaturas à Assembleia de Freguesia da Freixianda, situação que espero se venha a inverter em proveito do esclarecimento dos eleitores. Creio que apenas o MVM disponibilizou este espaço através do qual dá a conhecer todos os seus candidatos e não apenas o respectivo cabeça-de-lista, permitindo ainda a reflexão e o debate acerca dos problemas locais, levando as pessoas a contribuir para a elaboração de um programa que vá ao encontro dos interesses das gentes da Freixianda. E isso constitui já um gesto importante!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  17. É de dar os parabens este MVM apoiar o paulo fonseca porque neste preciso momento o principal para qualquer junta desenvolver tem que mudar a camara, e mesmo que o MVM, perca com isso,( não acredito) tenho a certeza que a freixianda so tem a ganhar com a vitoria do Paulo Fonseca, quem diz o contrario é porque tem memoria curta e ja se esqueceram quando o PSD da camara disse que NÂO interessava desenvolver a parte Norte do Concelho. Força MVM,e Paulo Fonseca.

    ResponderEliminar
  18. Para o sr. Tiago Rodrigues: Deduzo das suas palavras que o Partido Socialista apenas não concorreu à Assembleia de Freguesia da Freixianda para possibilitar que outra candidatura melhor posicionada pudesse concorrer com êxito à referida autarquia, admitindo as suas próprias limitações. Caso contrário, o PS teria concorrido, quanto mais não fosse para favorecer eleitoralmente o seu candidato à Câmara Municipal de Ourém.
    Nada tenho a contestar em relação a esse facto para além da constatação de que, atendendo à correlação de forças existente, a candidatura independente apresentada pelo MVM à Assembleia de Freguesia da Freixianda é a que melhor se posiciona para protagonizar uma alternativa de mudança. E, nesse sentido, sem pretender menorizar outros projectos de outras candidaturas, parece-me que esta é a única que realmente se encontra em condições de convergir todas as vontades que vão no sentido da mudança, podendo uma eventual concentração de votos evitar uma dispersão que só seria favorável ao actual estado de coisas ou seja, à siatuação em que a Freixianda actualmente vive. Não significa com isto que, até à boca das urnas, as demais formações concorrentes não procurem dar a conhecer as suas ideias e propostas, bem assim os seus candidatos. Da mesma forma que, a candidatura independente não venha a saber interpretar os anseios que considere legítimos e que as outras candidaturas tenham sido portadoras.
    Mais do que ambiciosos, temos ainda de ser sensatos!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar