sábado, 5 de setembro de 2009

Video

88 comentários:

  1. Coragem é uma palavra jovem! A candidatura apresentada pelo MVM representa a esperança e a alternativa de mudança. Seguramente os freixiandenses não vão perder esta oportunidade e desprezar o espírito de entrega da sua juventude.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  2. boa noite caros amigos MVM tenho lido com muita atenção o vosso blog mas é a primeira vez que faço um comentario, e porque este pequeno filme diz um pouco o que se passa na freixianda. ja assisti a muitas campanhas politicas, mas nunca tinha visto alguem que mostrasse a realidade, porque falar e prometer e facil, mas mostrar, é de coragem, e acima de tudo é uma excelente ideia. ja me restavam poucas duvidas em quem iria votar mas digo-vos que contem de minha casa com 4 votos e vou fazer de tudo para conseguir muitos mais. PARABENS PARECEM JOVENS MAS DÁ PARA VER QUE SÃO HOMENS DE GRANDE VALOR. DEUS queira que todos os leitores tenhão coragem e reparem em quem tem valor, e não falam em politica mas sim na realidade da nossa terra. FORÇA JOVENS MAS GRANDES HOMENS DO MVM, a todos os que lei, a idade não conta mas sim a força e a determinação de quem quer mudar a freixianda.

    PARABENS.

    VOTEM MVM X

    ResponderEliminar
  3. Todos os assuntos focados neste vídeo , são sem dúvida de extrema importância para o desenvolvimento e bem estar da freixianda e das suas gentes .
    Em relação por ex.á zona industrial e respectivos acessos , não podemos continuar á espera por muito mais tempo , pois esta é uma obra que irá ter um papel preponderante na fixação de novos empregos e na abertura da freixianda a novos projectos .
    Já no caso do largo da feira , a história é outra , foi mal pensado e o resultado está á vista , infelizmente não podemos fazer nada e em minha opinião é perca de tempo falar mais neste assunto .
    Por ultimo gostava de ver debatido neste blog um assunto que entendo ser crocial para toda a freguesia , o PDM .

    QUAIS SÃO AS REAIS CAPACIDADES DA JUNTA E DA CÂMARA EM ALTERÁ-LO ?

    DO PONTO DE VISTA DA FIXAÇÃO DAS PESSOAS NA FREIXIANDA , QUAL A IMPORTÂNCIA DE TAL ALTERAÇÃO ?
    E EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO NOMEADAMENTE ECONÓMICO DE QUE MANEIRA PODE CONTRIBUIR ?

    ResponderEliminar
  4. Será o parque industrial realmente importante para a criação de postos de emprego para os habitantes locais e, consequentemente, a fixação da população? Quantas empresas existem disponíveis para se fixar num futuro parque, atendendo a que existem mais parques em Ourém, provavelmente ainda por atingir o seu esgotamento? Qual a cota de emprego criada pelas empresas que se instalaram nesses parques e quais os encargos ambientais daí resultantes?
    Parece-me que, a dinâmica empresarial do concelho de Ourém em geral e da Freixianda em particular reside sobretudo nas pequenas empresas que, aliás, são inúmeras. Para além disso, existem nichos de mercado com enormes potencialidades que ainda não foram convenientemente explorados por falta de orientação dos produtores, como sucede com os lacticínios que, da produção artesanal poderá projectar-se a nível industrial, sem perder no essencial as suas características.
    Será que, a criar-se um parque industrial, não iremos correr o risco de assistir a um bairro fantasma feito de barracões sem utilização?
    A meu ver, nem todas as receitas se podem aplicar indistintamente a todas as localidades... há que usar da imaginação e ver o que será mais adequado e, do ponto de vista estratégico, aquilo que pode realmente trazer benefícios, atendendo às características da localidade.
    Suponhamos que o governo decidia construir na Freixianda o novo aeroporto previsto para Alcochete... quem o iria utilizar, sabendo-se de antemão que a esmagadora maioria dos clientes desse meio de transporte se desloca preferencialmente para Lisboa, Porto ou Faro e não propriamente para o Agroal? Confesso de que tenho algumas dúvidas de que a construção de mais um parque industrial venha a trazer vantagens significativas para a região, atendendo nomeadamente ao investimento a efectuar!...
    Quanto ao Largo Juvêncio de Figueiredo, penso que está sempre a tempo de ser equacionado e a requalificação do mesmo deve ser analisada por todas as forças políticas, de forma ponderada, procurando encontrar uma solução que melhor interesse à Freixianda. Caso contrário, continuaremos a assistir ciclicamente a obras de restauro como as que recentemente se realizaram, desperdiçando-se dinheiros públicos que resultam dos impostos e contribuições de todos os cidadãos. Houve a vontade de fazer algo e de melhorar o que estava. Naturalmente não resultou na melhor solução e, a meu ver, ninguém deve ser criticado pelo facto. Mas, existem pessoas que pela sua formação académica são as mais habilitadas para encontrar a solução mais adequada. Importa apenas que todos os autarcas que venham a ser eleitos se ponham de acordo em relação a esse assunto.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  5. Caro josé albertino rufino, não podia estar mais de acordo consigo acerca das questões que importa debater, fico satisfeito em saber que existem mais pessoas a pensar como eu.

    Não vou dar de novo a minha opinião acerca dos respectivos assuntos, porque já o fiz neste espaço.

    PDM, zona industrial, e acessos - AQUI ( 10º comentário e seguintes)

    Largo da feira - AQUI ( ultimo comentário, fiquei sem resposta)

    Vamos ver se aparecem mais opiniões sobre estas matérias, até porque o MVM terá que apresentar propostas concretas, e nós podemos usar este espaço para ajudar.

    ResponderEliminar
  6. Diz o senhor Carlos Gomes, acerca das obras que foram realizadas no largo da feira - "Naturalmente não resultou na melhor solução e, a meu ver, ninguém deve ser criticado pelo facto"

    ???????

    Quer isto dizer que se gastaram rios de dinheiro publico - de todos nós, contribuintes,- e ninguém deve criticar?

    A culpa morre solteira?

    Não devem as pessoas ser responsabilizadas pelos seus actos e pelas suas decisões?

    Eu acho que quem teve a infeliz ideia de realizar aquela obra (académicos ou não), deve ser criticada e punidos democraticamente nas eleições os responsáveis políticos.

    ResponderEliminar
  7. A Freixianda devia de ter mais espaços verdes e de convivio!

    Na minha opinião devia ser feito um açude no rio Nabão! Criavam um espaço semelhante à praia fluvial de D. Ana de Aviz que é aqui tão perto.. Aquilo devia de ser uma ribeirazeca e foi transformado num espaço acolhedor e agradável.

    Podem ver o exemplo no link que envio abaixo

    http://www.feriasemportugal.pt/pent_service/content_detail.php?id=507&sag_id=1&pai=&regiao=3&distrito=24&concelho=244

    ResponderEliminar
  8. Para o sr. Ricardo Almeida: Tenho de admitir que tem inteira razão. E, de facto, devem ser retiradas ilacções políticas da opção que foi tomada.
    O que eu pretendi afirmar e, confesso, não consegui transmitir foi o facto de que as pessoas possuem as suas próprias limitações a nível de conhecimento. Mas, aqueles que têm vontade de fazer algo, sejam eles os próprios adversários políticos, naturalmente freixiandenses como os demais, acabam por errar. E é esse erro que, a meu ver, é desculpável em certa medida. Agora, aqueles que nada fazem nunca erram... e, por esse facto, nunca são criticáveis!
    Tenho a minha opinião acerca do Largo Juvêncio de Figueiredo, concretam,ente aquilo que deveria ser. Mas, tal como não arrisco a projectar a minha própria casa, apesar de saber aquilo que pretendo, também não arriscaria a projectar a referida praça, a não ser que quisésse correr o mesmo risco daqueles que conceberam aquilo que hoje lá existe... preferia contratar um arquitecto paisagista!
    Em todo o caso, prefiro aqueles que procuram fazer algo em relação àqueles que muito falam e nada fazem. Mas, mais uma vez reconheço que tem razão quando diz que devem ser criticados e avaliados politicamente. Não pretendi relevar um erro de perspectiva da actual gestão da autarquia!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  9. Existem muitas praias fluviais um pouco por todo o país, nomeadamente na localidades do interior. Algumas até com ondas artificiais. Aqui bem perto temos o Agroal. Podíamos erguer meia dúzia de açudes na Freixianda, ao longo do rio Nabão. Mas, será que isso iria alterar realmente alguma coisa? Será que o fluxo de pessoas que do interior dos distritos de Leiria e Santarém se dirige todos os anos para a Nazaré se iria inverter? Duvido!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  10. Ainda, o Largo Juvêncio Figueiredo... reconhece-se que a opção tomada não foi a melhor e estão a gastar-se rios de dinheiro em obras de restauro que não resolvem o problema. Todos sabemos o que está mal: falta de árvores, de espaço ajardinado, de sanitários, de estacionamento, pavimento danificado, ferros cravados que ameaçam a segurança dos transeuntes, principalmente idosos e invisuais, limitações na circulação dos bombeiros, etc. Porém, existem pessoas que defendem que o mercado semanal deve continuar a realizar-se nesse largo. E, assim sendo, pouco ou nada poderá ser alterado ou acrescentado ao que lá existe.
    Resta saber, para além das críticas feitas, o que se pretende fazer com o Largo Juvêncio Figueiredo, a começar com a questão da realização do mercado naquele local.
    Deve a feira semanal ser deslocada para outro sítio? E, em caso afirmativo, para onde? E, uma vez feitas a deslocalização, como compensar o comércio daquele local e dinamizar o largo? Deverá passar a ter mais estacionamento? quais os arranjos urbanísticos e o mobiliário que ali deve ser colocado? Que perspectiva para os edifícios e arruamentos em redor?
    Não basta criticarmos os que fizeram mal mas apresentar soluções mais adequadas! Gostaria de saber o que realmente pensam...

    ResponderEliminar
  11. Há uma coisa que me chamou a atenção no final do filme, quando dizem que a Freixianda tem perdido investimento em favor de Fátima. Não concordo, porque Fátima tem sido tanto ou mais prejudicada do que a Freixianda.

    Pelo que tenho visto pelo concelho, tanto faz ser Norte como Sul não há freguesias beneficiadas. É em Ourém que fica tudo. Basta contar: Cine-Teatro, Centro de Negócios, Mercado Municipal, Parque Linear, Paços do Concelho. Acho que foi mais ou menos por esta ordem que foram sendo criados os "elefantes". Agora digam lá o que é que foi feito pela Câmara em Fátima dentro da mesma dimensão, durante estes anos. Um estádio.

    Nem escolas têm! Lembram-se de há 4 anos terem mudado à pressão as escolas primárias de Fátima para um edifício emprestado, porque há dezenas de anos que o parque escolar tinha ficado parado. Pensem na dimensão de Fátima. Nem uma EB23 tem. O que há lá é tudo investimento privado.

    Não é para Fátima que vai tudo, é para Ourém. 7 milhões de euros para a nova Câmara! Mais de 80 anos para a pagar!

    ResponderEliminar
  12. PDM: é a Câmara que pode e tem obrigação de rever um PDM que prejudica em geral toda a gente. A Junta só por si apenas pode participar nas discussões.

    O problema não é apenas da Freixianda. É bem sabido que as Juntas TODAS exigem as alterações e é sabido que essa é uma promessa de todos os partidos já apresentaram há 4 anos. Resultados?

    O PDM foi aprovado à pressa quando ainda havia só um rascunho. Já toda a gente (e especialmente os presidentes de Junta) sabia que estava mal feito. Mas foi aprovado pela maioria do PSD na Assembleia Municipal.

    As pessoas esquecem-se muitas vezes da importância que pode ter a Assembleia Municipal, principalmente se não for composta apenas por pessoas que dizem "sim-senhor" a tudo o que vem da Câmara.

    ResponderEliminar
  13. O sr. carlos gomes merece da minha parte toda a estima e respeito e não é minha intenção ofende-lo com o reparo que vou fazer aos textos que publicou.
    Quando O sr. escreve (ainda que a título de ex.)em construir o aeroporto na freixianda , desviar os banhistas da nazaré para o agroal ,contratar arquitectos paisagistas para requalificar o largo da feira arranjos urbanísticos para edifícios e arruamentos , vai-me desculpar mas as suas ideias estão a léguas daquilo que é realmente importante que seja discutido neste blog do MVM .
    Se não repare , na zona que se supõe ser a futura zona industrial encontrão-se actualmente a laborar duas fábricas que apesar das fracas condições de acessos etc. ainda não encerraram .

    Já agora o sr.sabe quantas pessoas lá trabalham?
    Pelas suas palavras acho que não !

    A zona industrial que se pretende não é uma obra do tipo "aeroporto" basta que sirva a freixianda !

    Por ultimo peço desculpa por estar a incomodar com esta coisa do pdm , tratem primeiro do largo da feira e depois logo se vê !

    ResponderEliminar
  14. Tem razão o comentador anterior. A zona industrial não tem como primeira prioridade angariar novas indústrias, mas sim fazer ordenamento do território, dando boas condições ao que já existe no local e dando oportunidade a quem quiser levar para lá o negócio que já tem.

    Por vezes há empresários que gostavam de expandir a oficina ou jovens que gostavam de se lançar e têm de improvisar lugares para construir. E a maior parte das vezes não são os locais mais indicados. Se houvesse um local adequado.

    A zona industrial mais próxima, se não me engano, fica para lá de Caxarias, quase a chegar a Ourém. Será que com essa distância se consegue incentivar as pessoas a fixarem-se na Freixianda? Se depois têm de andar para cá e para lá, a gastar dinheiro em viagens diárias para ir trabalhar.

    O correcto ordenamento do território exige que haja pequenos núcleos de fixação de população. Senão um dia destes é tudo deserto.

    ResponderEliminar
  15. Em relação ao parque industrial, limitei-me a colocar as minhas dúvidas. portanto, não tinha certezas e, por conseguinte, aceito as razões dadas pelos anteriores comentadores. Quero esclarecer que não conheço a realidade local muito bem embora tenha a percepção de algumas coisas que podem ser feitas para alterar. Mais ainda, tenho aprendido alguma coisa nos últimos tempos, nomeadamente na troca de impressões neste blog.
    Não me sinto minimamente melindrado com qualquer opinião ou crítica, desde que seja feita com correcção, pois o mesmo procuro fazer com as outras pessoas. Quanto ao aeroporto, penso que devem ter compreendido a ironia, pois pretendi afirmar que nem tudo o que numa região permitesse sucesso produz os mesmos efeitos noutra diferente...
    Quanto ao PDM, gostaria realmente de o conhecer melhor, pois desconheço por completo o seu conteúdo. É um assunto que me abstenho de comentar quanto à sua substância.
    Em relação ao Largo Juvêncio de Figueiredo, creio que a questão se coloca antes de mais em saber se pretende manter o mercado semanal ou transferi-lo para outro local. E essa é a questão fulcral pois, se a opção for mantê-lo, o largo poderá ter mais algumas árvores e eventualmente instalações sanitárias mas continuará a ser um largo de feira (rocío) com todas as implicações que daí resultam. E essa foi a opção da actual Junta de Freguesia quando fez as obras naquele local pelo que, embora não considere a melhor decisão, os problemas que existem são disso resultado. Mas será que a maioria das pessoas, pelo menos à altura, desejaria realmente a mudança do local da feira? e em que condições?
    Não se pode ter um largo ajardinado, eventualmente com mais estacionamento automóvel, maior arborização, sem ferros cravados no pavimento e este danificado, bloqueamento da passagem dos bombeiros esimultaneamente continuar a realizar o mercado no local... quem acredita que o referido largo deve ser requalificado terá de assumir com coragem que o mercado necessita de ser deslocalizado e encontrar uma solução para o efeito, a mais adequada possível, dotando-o de melhores condições do que actualmente possui, e encontrar uma alternativa em termos de dinamização para o largo.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  16. eu tambem concodo com essa visão de uma zona industrial referida nos comentarios anteriores ,aliás concordo em pleno com a visão do joão filipe ,temos empresarios dos mais variados tipos que se querem ter uma oficina fabrica ou algo semelhante tem de tratar de tudo desde a com pra do terreno ás infratrusturas basicas se houvesse um parque industrialjá vocacionado para isso seri algo de bom para a freguesia .
    em relação ao largo tem de ser reabilitado, com ou sem o mercado algo tem de ser feito tem de ter mais verde ,as arvores tem de ser mudadas
    talvez um parque infantil emfim tem de ser um local mais aprazivel.
    sergio almeida

    ResponderEliminar
  17. Outro aspecto que penso não deve ser descurado tem a ver com o saneamento básico. A Frexianda foi em tempos elevada à categoria de vila. São distribuídos eco-pontos por diversos locais. Em tempos, creio que em vésperas de eleições autárquicas, foi inaugurada uma ETAR e até deu direito a almoço e discursos... mas, continuam a existir locais onde a rede de saneamento básica ainda não foi implantada, sendo os efluentes domésticos e e eventualmente industriais encaminhados para fossas particulares, nem todas séticas, com as evidentes consequências de contaminação dos lençóis friáticos.
    Ainda houve quem acreditásse que a aproximação de eleições autárquicas viésse a justificar a conclusão da rede de saneamento básico... mas, nem isso!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  18. Permitam-me que coloque uma questão em relação à qual não tenho resposta: verifico que, a tempos, circula na área da freguesia da Freixianda um autocarro de carreira da Rodoviária Nacional. Existem paragens da carreira assinaladas em diversos pontos da Fregueia, embora sem abrigos adequados. Será que os transportes públicos existentes correspondem às necessidades da população local, nomeadamente a nível de horários, trajectos e comodidade?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  19. Interessante, muito interessante. Bom de ler. Este é um verdadeiro debate. Tem é de ser consequente. E transcender as semanitas que antecedem eleições. Curiosamente, a única opinião que me apetece contestar (embora todas me apeteçam debater) é a do prof. João Filipe e dos benefícios serem todos para Ourém-cidade. O concelho é um concelho sem cabeça, sem uma cidade polo. Tem duas cidades, uma que é especial e é mais de Leiria e do Vaticano que do concelho de Ourém, e uma outra que nem vila grande é, e cinco vilas. Espalha-se por 420 kms2 sem um polos, sem sub-polos tratados como tal, sem prejuizo antes ajudando à ordenação do ordenamento rural e ambiental.
    Poderia avançar com um rol de carências da cidade Ourém mas apenas cito o facto do concelho ter tido dois anos uma equipa de hóquei na 1ª divisão nacional, e o Porto, o Benfica e todos os grandes do hóquei terem tido de ir jogar... para o Pinheiro por não haver, na cidade, um pavilhão que a mais pequena vila do Norte tem em condições de receber os grandes, que Torres Novas tem (e mais que um, sendo um um Palácio dos Desportos para hóquei e patinagem... sem ter equipa de hóquei). É só um exemplo, embora muito significativo.
    Saudações vizinhas

    ResponderEliminar
  20. Sérgio, o que eu digo é que há canalização de avultados investimentos em "elefantes brancos" para a cidade de Ourém. Não quero dizer que sejam investimentos úteis, ou pelo menos prioritários.

    Se bem me recordo, todos os equipamentos que referi geraram polémica na altura. O Centro de Negócios, por exemplo, que foi um investimento considerável na altura, era mesmo uma prioridade para o concelho, ou mesmo para a cidade? Não digo que não tem utilidade. E o novo edifício da Câmara, com o volume de investimento a que obrigou? Não se terão desviado recursos de onde eles eram urgentes para sustentar uma ideia megalómana? E o mercado de Ourém, necessário e útil, porque não tiveram também os mercados de Fátima ou da Freixianda direito a obras de requalificação?

    É claro que a sede de concelho tem carências a nível de infra-estruturas, mas em contrapartida tem uma caderneta completa de cromos dispensáveis.

    ResponderEliminar
  21. E pegando no exemplo do hóquei... vamos imaginar que a equipa era de Fátima. Tinha onde jogar?

    Vai dar sempre ao mesmo ponto: a Câmara não tem tido a mínima capacidade de planificar, de observar o que faz falta, de antecipar o que vai ser necessário. Vai tomando decisões de cabeça no ar.

    E depois quando o dinheiro escasseia, como agora, vai apertando os contribuintes, como agora com os estacionamentos em Ourém. A cidade toda com parquímetros e quem não gostar assim, que estacione... no parque subterrâneo (também pago, pouco depois das eleições). E não me admirava muito se começassem a plantar parquímetros na Freixianda ou em Caxarias, para arranjar mais uns trocados.

    ResponderEliminar
  22. Quanto ao novo edifício da Câmara Municipal, parece-me que a construção do mesmo se justificava, embora não possua um conhecimento profundo das condições que existiam. Contudo, recordo que, há perto de vinte anos, pretendi adquirir quatro publicações sobre Ourém que haviam sido editadas pelo município - a essa altura não havia mais livros publicados! - e fui encaminhado para a secretária do Presidente da Câmara a qual foi buscar os livros directamente ao gabinete do Presidente... é claro que, como devem imaginar, fiquei bastante surpreendido com a situação!
    Aliás, a esse propósito, penso que existem grandes lacunas a nível do concelho - e não só da Freixianda! que necessitam de ser suprimidas, sendo adequado aproveitar os anteriores edifícios e prepará-los para novas funcionalidades.
    O concelho de Ourém necessita que a sua sede administrativa também possua as melhores condições e dignifique o próprio concelho. O que não deve implicar necessariamente o abandono do resto do concelho. Pelo contrário, deve promover novas centralidades e, neste aspecto, considerar a posição geo-estratégica da Freixianda nomeadamente do ponto de vista económico. De resto, penso que não devemos criticar tudo o que a actual gestão camarária fez só pelo facto de que foi ela que fez, mas sermos sensatos na crítica pois, mais do que mudar os rostos, importa mudar a orientação do que está a ser feito de modo a encontrar melhores soluções para o concelho de Ourém em geral e a Freixianda em particular. E, refiro-me nestes termos porque estamos a debater no âmbito de uma candidatura a uma Assembleia de Freguesia!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  23. Não devemos criticar a câmara pelo que fez só porque foi ela que fez !!!!!!!

    Então quem devemos criticar sr. carlos gomes ?
    Os munícipes? Os engenheiros? os construtores?

    Se existiam edifícios que podiam ter sido requalificados e adaptados , se era mais barato e se não havia dinheiro porque não o fizeram ?

    Se calhar esses senhores é que estão bem e o "ZÉ" se não estiver que se mude ou que se cale!!

    ResponderEliminar
  24. Sr. José Alberto Rufino: desta vez não lhe dou razão!... eu disse realmente "Não devemos criticar a câmara pelo que fez só porque foi ela que fez" o que não significa que não a devemos criticar pelo que fez mal! E acrescentei que devemos ser "sensatos na crítica pois, mais do que mudar os rostos, importa mudar a orientação do que está a ser feito de modo a encontrar melhores soluções para o concelho". Parece-me que fui explícito!
    A radicalização dos discursos não leva a lado algum nem esclarece os eleitores. Por outro lado, ainda que discordemos da sua orientação política, devemos a meu ver partir do princípio que os actuais responsáveis autárquicos agiram de boa fé, com a melhor das intenções, ainda que a nosso ver erradamente e com as consequências que todos conhecemos. Mas também temos de admitir que não erraram em tudo e, estou convencido, de que a construção dos novos Paços do Concelho foi uma decisão positiva. Ou estarei enganado?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  25. Enquanto ninguém me esclarece em relação à questão que coloquei relativamente ao serviço que é prestado à população da Freixianda em matéria de transportes, eu aproveitaria para questionar o seguinte: quase todos os serviços na Freixianda - Junta de Freguesia, Casa do Povo, Parque Desportivo, etc. - têm sido transferidos para outra área entre a Igreja Paroquial e os Abades. Estas mudanças levarão a que, a breve prazo, aquela zona vai atrair também a actividade comercial e assumir-se como o novo centro da freguesia. No entanto, para além do recinto onde anualmente se realizam os festejos da Freguesia, não existe nem se encontra projectado para o local uma praça central, um jardim ou qualquer outro elemento urbanístico que possa assumir-se como uma espécie de fórum da freguesia ou seja, um local onde toda a gente se encontra. Por outro, o Largo Juvêncio Figueiredo fica entregue a si mesmo ou seja, sem orgãos administrativos no local, a funcionar apenas como um recinto de feira, apesar da sua localização geográfica merecer melhor utilização.
    Se admitirmos que qualquer projecto de reabilitação implica a deslocalização do mercado, pois não é possível dispôr de tudo no mesmo local, importa saber qual o destino a dar a esta praça e, simultaneamente, aos edifícios da Junta de Freguesia e àquele onde funciona a praça do peixe. E, uma vez que o centro da freguesia se deslocaliza para os Abades, qualquer solução urbanística para o local para além da instalação desssas infraestruturas. Qualquer dia, o estacionamento automóvel neste sítio vai ser insuportável...
    E, já agora, não deveriam ser pavimentadas e reservadas à circulação pedonal algumas artérias mais estreitas que não interessam à circulação automóvel, incluindo o largo em redor da Igreja Paroquial?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  26. Realmente , partindo do principio que quando vemos diariamente obras que são caras , mal concebidas e naturalmente um atropelo á funcionalidade , e mesmo assim temos que ter sempre em conta a boa fé e as boas intenções , devo dizer-lhe que é neste preciso momento que termina o nosso direito á opinião e á indignação .

    Como deve saber , decisões desta natureza não são tomadas de ânimo leve mas sim baseadas em estudos , projectos e pareceres de vários técnicos e entidades .

    Conclusão : ou há má vontade ou prevalecem interesses pessoais ou então é pura incompetência .

    Talvez não tenhamos que ser radicais nos discursos mas sempre ouvi dizer "de boas intenções está o inferno cheio"

    ResponderEliminar
  27. A decisão de construção dos Paços de Concelho foi positiva? Não na minha opinião. Foi uma opção largamente criticada pela oposição, principalmente por ser um investimento demasiado avultado para as possibilidades do concelho. Logo que foi adjudicada por 4 milhões de euros iniciaram-se as derrapagens provocadas por erros de projecto. No final ficou em 7 milhões de euros.

    Na falta de dinheiro, tentaram vendê-la a um banco para ficar a pagar renda durante 80 anos. O negócio não se concretizou por falta de bancos interessados.

    Agora do PREDE permite empréstimos extraordinários para regularizar as dívidas. Em resumo, essas carradas de dinheiro não podem chegar às necessidades urgentes das freguesias, porque vão sendo engolidas pela dívida monstruosa.

    Uma boa opção?

    ResponderEliminar
  28. Na Administração Pública, incluindo a Administração Local, existe geralmente uma área de apoio à decisão constituída por assessores e técnicos superiores contratados especificamente para esse fim, os quais possuem competência acerca de determinadas matérias. A decisão é sempre de carácter político e, como sabe, não é requerida sequer a escolaridade obrigatória para quem exerce funções políticas, sejam elas de que nível for.
    A não ser que me convença do contrário com demonstração de factos concretos, continuarei a partir do princípio de que os erros cometidos não resultam de pressupostos menos sérios mas apenas de incompetência política e de uma perspectiva errada. Não quero acreditar que a Junta de Freguesia da Freixianda e a Câmara Municipal de Ourém estão tomadas por um "bando de malfeitores"... apenas acredito que poderia ser feito diferente e melhor. E, por isso, acredito na candidatura independente apresentada pelo MVM e faço jus da frase aqui publicada pelo próprio MVM: "não somos contra ninguém, somos pela Freguesia da Freixianda".
    Parece-me uma posição sensata, pois não vamos julgar moralmente todas as pessoas que assumem funções públicas, nomeadamente no âmbito da freguesia ou do município, só pelo facto de que discordamos delas. Estou convencido de que, de uma maneira geral, são oureenses e freixiandenses que querem o melhor para a sua terra mas que, por cincunstancialismos vários ou incapacidade técnica ou política, ou falta de aconselhamento adequado ou por opções que julgavam as mais certas, não produziram as melhores decisões.
    Eu simpatizo com a candidatura do MVM também porque sabe respeitar os adversários políticos e estou convencido de que os freixiandenses saberão reconhecer as suas qualidades políticas e morais. Isto não significa que não faça a oposição que deve fazer, mas com lealdade e elevação. E eu estou cá para colaborar naquilo que esteja ao meu alcance!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  29. ...eu acredito na candidatura apresentada pelo MVM porque, além de ser a que se encontra melhor posicionada para assumir a alternativa à actual gestão autárquica na Freixianda, apresentando novas ideias e a generosidade e energia própria da juventude, é também uma oposição responsável que não recorre à crítica gratuita, que apresentará propostas e soluções e será capaz de dialogar com todas as forças políticas, incluindo aquelas que não conseguirem eleger qualquer representante. Penso que os candidatos do MVM, uma vez eleitos e caso venham a ser vencedores como espero, saberão respeitar os adversários e não discriminar. Antes pelo contrário, serão capazes de envolver todos na resolução dos problemas da Freixianda, saberá auscultar as populações como já se verifica, promover o diálogo e a troca de ideias como sucede neste blogue.
    Estou convencido de que a população da Freixianda saberá reconhecer-lhes o mérito e dar-lhes uma oportunidade. Estou ainda convencido de que as demais forças políticas, quaisquer que elas sejam, saberão reconhecer as suas qualidades e tê-los sempre na mais elevada estima.
    As forças políticas e respectivas candidaturas não constituem um fim em si mesmas mas antes um instrumento necessário à mudança, à realização de políticas e projectos de interesse local. E é a pensar na Freixianda e na harmonia entre os freixiandenses que eu me posiciono. Ninguém contará comigo para promover o conflito estéril e a suspeição entre as pessoas pois é algo que, além de não interessar à Freixianda, não deverá interessar a ninguém!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  30. Dr. João Oliveira: Em primeiro lugar, gostaria de saber se, no seu entender, a Câmara Municipal de Ourém necessitava ou não de novas instalações mais adequadas ao seu funcionamento ou, pelo contrário, as condições que dispunha eram suficientes.
    Em segundo lugar, se seria preferível tomar opções que apenas remediariam a situação por uns tempos, atendendo a que estas geralmente acabam por sair mais onerosas, ou se realmente deveria ser feito um investimento sério a longo prazo, dotando o município de condições de funcionamento para o futuro.

    Parece-se que o facto de, como diz, a opção tomada pela Câmara Municipal ter sido "largamente criticada pela oposição" não significa necessariamente que esteja errada. Isso parece-me um falso argumento!

    Quanto às derrapagens financeiras e outros aspectos inerentes ao projecto, o que confesso o meu desconhecimento, isso deve ser criticável, constituindo uma enfermidade de que é cometido o actual regime democrático e que apenas contribui para a sua degradação. Vai sendo necessário estabelecer com rigor os cálculos e os prazos de cumprimento das obras públicas... existem histórias deveras interessantes a este respeito protagonizadas pelo Engº Duarte Pacheco!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  31. Em tópicos:

    1. A CM jurou que ia poupar dinheiro com o novo edifício, afinal só de juros paga muito mais do que as rendas.

    2. As características de Ourém não exigiam nem aconselhavam um parque subterrâneo nas instalações da CM. Muito menos uma agência bancária lá dentro.

    3. Derrapar para quase o dobro do adjudicado é um escândalo e lá por ser uma prática generalizada, não torna a coisa melhor.

    4. Um edifício novo não é uma coisa má. O que é mau é arruinar as contas públicas à conta de uma casinha de novo-rico que depois não se consegue pagar.

    Foi uma muito má opção, que todo o concelho pagará durante muitos anos.

    ResponderEliminar
  32. Correcto. Mas não me respondeu à questão se era ou não necessário construir um novo edifício ou as instalações anteriores eram satisfatórias e respondiam às necessidades e, em caso afirmativo, se deveria ou não projectar-se um novo edifício numa perspectiva de futuro em vez de criar situações de remedeio...
    Repare que não estou a procurar de forma alguma justificar os gastos feitos nem a gestão do actual executivo camarário!
    E, já que estamos a abordar a questão do investimento em instalações, será que a Junta de Freguesia da Freixianda necessitava de novas instalações ou seja, as que dispunham não satisfaziam as necessidades?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  33. Tenho procurado em vão o site ou blog da candidatura da CDU à Assembleia de Freguesia da Freixianda para saber das suas propostas. Como haveremos de conhecer o que a CDU propõe para a Freixianda? Aliás, o mesmo se passa em relação às demais candidaturas... se alguém poder indicar o endereço electrónico, agradeço!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  34. A segunda metade da pergunta é, evidentemente, capciosa. É evidente que SEMPRE é preferível "projectar-se numa perspectiva de futuro em vez de criar situações de remedeio". Esperava que lhe respondesse o contrário? Que era preferível remedeios em vez de soluções de futuro?

    A primeira metade: as instalações anteriores eram suficientes dentro de outro espírito de organização. Mas não eram as condições ideais. A questão que se coloca é de saber se a relação entre custo e benefício é favorável ou até mesmo suportável pelo concelho.

    Em relação à Freixianda, as novas instalações eram necessárias, na medida em que no mesmo edifício se reúnem posto médico, segurança social, junta de freguesia e a não concretizada delegação da câmara municipal.

    Como vê, nem sequer sou sectário. Em duas obras do PSD, ambas de natureza semelhante, uma critico, outra aplaudo.

    ResponderEliminar
  35. Não há uma página de candidatura da CDU à assembleia de freguesia da Freixianda. Como acontece com a generalidade dos partidos, há um espaço online que reúne todas as candidaturas aos vários órgãos do concelho: Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.

    É fácil de encontrar na net. Abstenho-me aqui "em casa alheia" de publicar a ligação.

    ResponderEliminar
  36. A Junta de Freguesia nada tem a ver com a Segurança Social nem sequer com o posto médico que, em princípio, estará adstrito à Administração Regional de Saúde pelo que, não entendo porque tenham todas de ficar instaladas no mesmo edifício. Trata-se de organismos distintos, ainda que serviços públicos. Por conseguinte, o edifício poderia ter ficado exclusivamente para uma das entidades, eventualmente a Junta de Freguesia. Ou existirá algum obstáculo nesse sentido?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  37. Quanto a esse espaço on line já o visitei mas, ao que me parece, não apresenta propostas concretamente para a Freguesia da Freixianda que é o que de momento aqui nos interessa. A não ser que me tenha passado despercebido... como poderemos ficar esclarecidos se nada encontramos em relação às suas ideias e propostas?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  38. Realmente no espaço da CDU ainda não estão informações específicas relativas às freguesias, nem à assembleia municipal e ainda muito pouco relativamente à câmara. Esperamos que até ao início da campanha eleitoral seja possível dar indicações nesse sentido.

    Sobre o edifício da junta / médico / segurança social / câmara / biblioteca... acho muito inteligente reunir os serviços: do ponto de vista de rentabilização do investimento inicial, da distribuição de custos, da manutenção, da visibilidade para o utente, das infra-estruturas comuns (como o parque de estacionamento e jardins). Gostava muito de ver o mesmo modelo ser aplicado a outras freguesias.

    ResponderEliminar
  39. Também concordo com a criação de estruturas que reunam os serviços e aproveitem estruturas comuns. Da mesma forma que, constituindo estruturas ligadas a diferentes tutelas, os custos devem ser repartidos, o que suponho deve ter acontecido. Mas penso que se deve rentabilizar os meios logísticos existentes, eventualmente no apoio a estruturas associativas existentes na localidade ou outros projectos culturais.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  40. este deram-lhe corda,agora aturem-no!

    ResponderEliminar
  41. O anónimo anterior é capaz de ter razão...
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  42. É capaz não,tem mesmo.

    Você publica textos quase do tamanho dos lusíadas,na maior parte das vezes jura e bate fé sobre um assunto que afinal nem conhece,e ainda por cima metade do que diz não tem nada a ver com o que se está a discutir.

    Quer que lhe digam o quê?

    ResponderEliminar
  43. Ao senhor Carlos Gomes:

    Não o conheço, discordo de muitas das suas ideias, penso até que estamos ideologicamente muito distantes, e temos com certeza uma visão diferente da sociedade e das formas de estar nela.

    Tudo isto ,que é verdade, não impede que eu o respeite, por ser um cidadão que assume as suas ideias e a sua forma de estar.

    Portanto, todo o individuo que não tiver coragem para se identificar não deve ser tido em conta, devemos simplesmente ignorar.

    ResponderEliminar
  44. Isabel Gonçalves,38 anos,natural da freixianda a residir em torres novas.

    Está identificado o anónimo que mantém o que disse.

    ResponderEliminar
  45. mas que é chato lá isso é.............

    ResponderEliminar
  46. Mas quem é afinal o Sr. Carlos Gomes? Freixianda, arredores? Idade, profissão?

    ResponderEliminar
  47. Agora uma assunto importante para todos...

    http://freixianda.blogspot.com/2009/09/ao-tao-desejada-variante.html

    Deixem a vossa opinião! Eu já deixei a minha!

    ResponderEliminar
  48. Um indivíduo “anónimo” entrou por diversas vezes neste fórum e, tal como um reles delinquente entra de rosto encoberto numa propriedade particular, e quiçá travestido, por várias vezes agrediu alguns comentadores dos posts deste blog, como se pode verificar nos comentários que se encontram publicados. Quanto a mim preferiu mandar-me calar, começando por papaguear em castelhano uma frase de autoria alheia…

    Não pretendia debater com seriedade qualquer assunto do interesse da Freixianda, como aliás acaba de ficar demonstrado. Procurava, tão-somente, fazer publicidade a outro blog, como um comerciante desesperado que não olha a meios para conseguir alguns clientes para o seu negócio sobreviver.

    Quem se der à paciência de ler todos os comentários inseridos neste blog facilmente se aperceberá do historial de insultos proferidos, incluindo a pessoas que nem sequer partilham as ideias defendidas pelo MVM. Para bem da Freguesia da Freixianda e de todos os freixiandenses, faço sinceros votos para que o referido sujeito – ou sujeita! – não integre qualquer lista candidata à Assembleia de Freguesia ou ao município. Seria, realmente, algo bastante prejudicial!

    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  49. Regressando ao que realmente interessa aos freixiandenses e que são os problemas com que a sua Freguesia se debate, a análise sobre a melhor forma de os resolver, a troca de ideias e experiências de uma forma franca e educada sem calculismos oportunistas, sempre a pensar no meio de melhorar as condições de vida das populações e levar todas as pessoas a participar na resolução dos problemas, constato que a candidatura do MVM é a única que apresenta um blog onde expõe as suas ideias relativamente à Freixianda, aberto à participação de todos os freixiandenses.
    O vídeo aqui apresentado faz uma enumeração de problemas que, naturalmente, não serão os únicos mas que exprimem o sentir das pessoas.
    Inúmeras questões têm sido aqui levantadas e despertado o interesse geral porque se tratam de problemas concretos. Os arruamentos em mau estado, a rede de saneamento por concluir, a contaminação dos lençóis friáticos, as opções em termos de rede rodoviária, o parque industrial, a defesa do património artístico e ambiental são apenas alguns dos aspectos que têm sido aqui abordados, levando este blog a assumir-se um verdadeiro fórum ao serviço da Freixianda.
    Do ponto de vista político propriamente dito e sem pretender desconsiderar seja quem for, os eleitores sabem que apenas duas forças políticas disputam neste momento as eleições para a Assembleia de Freguesia da Freixianda com capacidade de elegibilidade - o PSD e o MVM!
    Por conseguinte, a opção que se coloca aos freixiandenses será entre uma política de continuidade protagonizada pela gestão do PSD ou uma política de alternativa e mudança, de juventude e renovação, interpretada pela candidatura apresentada pelo MVM.
    Todas as ideias são válidas e todas as candidaturas merecem a melhor consideração, sem distinção de natureza política. Porém, temos de ser realistas e perceber que a questão que se coloca aos freixiandenses é a de escolher entre as duas opções que acima referi e que, caso pretendam alguma renovação, deverão evitar a todo o custo a dispersão de votos que à partida não conseguirão eleger qualquer um dos seus candidatos.
    Sem dúvida alguma, os freixiandenses perceberão que a única forma de renovar e introduzir um espírito mais jovem e dinâmico na gestão da autarquia é a de votar no MVM, sabendo de antemão que se trata de uma oposição séria e dialogante, capaz de entendimentos sempre que estejam em causa os interesses da Freixianda, e não uma oposição irresponsável e imatura que apenas critica porque tem de criticar e fazer oposição. Ao contrário do que sucede com outras candidaturas, a votação que o MVM vier a obter jamais será contabilizada para efeitos de política nacional porque se trata de uma candidatura realmente independente. E, portanto, responsável!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  50. Alguém com um mínimo de bom senso porventura imaginou o Estado ou, para sermos mais concretos, o Governo que administra o Estado, a elaborar um planeamento rodoviário do país e a dotá-lo de orçamento, a pensar numa determinada freguesia, algures no centro do país, distante dos principais eixos rodoviários, sedes de distrito e de concelho, inventando "variantes" para não prejudicar os transeuntes e os feirantes que quinzenalmente se deslocam ao mercado na Freixianda?!
    Decerto que, o levantamento de tal possibilidade, ainda que remota, só pode partir de alguém que pretende iludir os freixiandenses e rir-se na sua cara!
    Existe um Plano Rodoviário Nacional bem definido (http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Rodovi%C3%A1rio_Nacional) que estabelece a hierarquia e as ligações dos principais eixos rodoviários. A partir dele, importa fundamentar futuras ligações e promover novas centralidades, constituindo esta a meu ver a principal estratégia que deve ser seguida pela Freixianda. O resto não passa de falsas promessas feitas por políticos sem escrúpulos e outros vendedores de ilusões... os freixiandenses bem poderão esperar sentados pela "variante" que os há-de trazer à Freixianda em dia de feira!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  51. Carlos Gomes, que desconsidere a CDU por nunca ter eleito na Freixianda ainda se compreende (sem verdadeiramente se tolerar). Mas desconsiderar o CDS que até tem uma base eleitoral importante na freguesia é que não tem qualquer fundamento. Então só há duas candidaturas "úteis"? E de onde lhe vem tanta certeza? Se o MVM está na mesma situação que a CDU, uma vez que nunca elegeu na freguesia, de onde lhe vem tanta certeza de que as restantes opções são inúteis?

    E desde quando é que uma candidatura independente é mais responsável do que uma candidatura partidária?

    É preciso muita lata. Eu aceito que defenda o MVM, mas argumente sem ofender a inteligência das pessoas!

    ResponderEliminar
  52. Dr. João Oliveira: Eu não disse que só existiam duas candidaturas úteis mas, concretamente, "duas forças políticas disputam neste momento as eleições para a Assembleia de Freguesia da Freixianda com capacidade de elegibilidade - o PSD e o MVM!", o que é substancialmente diferente. Da mesma forma que afirmei "que se trata de uma oposição séria e dialogante, capaz de entendimentos sempre que estejam em causa os interesses da Freixianda", o que não significa necessariamente que seja mais ou menos responsável. De resto, também considerei que "todas as ideias são válidas e todas as candidaturas merecem a melhor consideração, sem distinção de natureza política". Aliás, sempre tenho defendido que, qualquer que seja o resultado eleitoral que se venha a verificar ou seja, ainda que algumas candidaturas não venham a eleger qualquer candidato, todos deverão ser chamados a participar na resolução dos problemas locais, naturalmente a diferentes níveis pois, caso não tenham representação na Assembleia de Freguesia não irão ter na própria Junta cuja composição será escolhida por aquele orgão. Pelo menos, assim espero que seja essa a postura dialogante do MVM. E ficaria imensamente satisfeito se os eleitos do PSD assumissem idêntica atitude!
    Compreendo a sua posição como candidato pela CDU e, ao contrário do que afirma, não pretendo desconsiderar a CDU nem o CDS. Mas, ainda que não publicamente, seguramente reconhecerá com alguma contrariedade que a candidatura do MVM é neste momento a única com condições de eleger candidatos para além naturalmente do PSD. E, também estou convencido de que o seu programa e a juventude que o integra contam de alguma forma com a sua simpatia - ou empatia! - ainda que, por razões óbvias, não o possa confessar publicamente. O que não é o meu caso e espero que não seja o da maioria dos freixiandenses no momento de decidir o seu voto!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  53. É ridícula essa conversa das convicções públicas e privadas. Só pode falar assim porque não me conhece e não leu com atenção o que tenho escrito. Não preciso de fazer reserva nenhuma das minhas convicções, digo-as livremente. Já aqui lhe escrevi elogios e críticas ao PSD e podia fazer o mesmo em relação ao PS de Ourém. Não tenho as mãos presas a nada e não gosto de jogos de bastidores.

    É claro que a lista do MVM me desperta simpatia, muitos desses jovens foram meus alunos e guardo boas recordações deles. Como vê, posso confessar publicamente. Já o tinha feito antes.

    Não tenho assim tanta certeza de que estejam em melhores condições do que os partidos para elegerem elementos para a assembleia de freguesia. Veremos. A sua suposição de "capacidade de eligibilidade" é apenas uma suposição. Sinceramente, espero que tenham bons resultados para não desanimarem logo à primeira.

    Volto ao exemplo do CDS. Porque acha que o CDS não está em "capacidade de eligibilidade"? Porque é que os votantes do CDS haveriam de entregar um suposto "voto útil" a uma lista da área do PS? Ainda no domingo se comprovou isso outra vez...

    Quanto aos votos da CDU, são votos de convicção, geralmente não se impressionam com conversas de "voto útil".

    ResponderEliminar
  54. Dr. João Oliveira, registo positivamente a sua frontalidade, incluindo quando manifesta a sua simpatia pela candidatura do MVM. O mais são opiniões e, portanto, subjectivo, incluindo a minha própria opinião. Não sei se realmente será possível, mas faço votos que a CDU e o CDS consigam relamente eleger pelo menos algum dos seus candidatos... e, naturalmente, que o MVM ganhe as eleições!
    Mas, vamos ao que realmente interessa: alguém acredita realmente que o Ministério das Obras Públicas vai construir uma autoestrada para a Freixianda, ainda que com a desinação de "variante"?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  55. Carlos Gomes, não me interprete mal. Eu também conheço as pessoas da lista do PSD e nela também há quem tenha frequentado as minhas aulas. Também sinto simpatia pelas pessoas da lista do PSD. Nem no caso do MVM nem no do PSD significa que lhes manifesto apoio, como é evidente.

    ResponderEliminar
  56. Parabéns aos membros do MVM por terem tomado a iniciativa de tentar mudar alguma coisa e, já agora, por terem criado este blog que permite que freixiandenses a viver longe, como eu, possam ser informados à distância e fiquem mais habilitados a votar de forma consciente.

    Só gostaria que algum membro do MVM participasse nestes debates de opiniões que têm surgido da troca de comentários. As trocas de ideias têm sido bastante interessantes mas sem dúvida que ficariam mais enriquecidas com a opinião "oficial" do MVM, digo eu. :)

    Susana Pereira

    ResponderEliminar
  57. Dr. João Oliveira: Não o interpreto mal e, longe de mim pretender confundir simpatia pessoal com a adesão política. Ainda assim, estou persuadido que, caso votasse na Freixianda e a CDU não concorresse à respectiva Assembleia de Freguesia, a candidatura do MVM poderia contar com o seu voto. Embora não o conheça pessoalmente, penso que não optaria por dá-lo ao PSD ou ao CDS...
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  58. auto-estrada???????????????? quem diabo falou numa AUTO-ESTRADA?????????????

    ResponderEliminar
  59. Os IP's e os IC's (Itinerários Principais e Itinerários Complementares)possuem, na maioria dos casos, a configuração de uma auto-estrada, ainda que possam não estar classificadas como tal. Quero dizer, em regra dispõem de pelo menos duas faixas de rodagem em cada sentido, com separador central e passagens desniveladas entre outras disposições. Existem alguns casos de IP's e IC's que não dispõem ainda de tais condições em toda a sua extensão mas deverão tendencialmente a vir a adquirir tal configuração. Portanto, quando me referi a uma auto-estrada, fi-lo relativamente a uma via rodoviária com essas especificações técnicas, embora não classificada como tal, e portanto devendo ser considerada uma obra de investimento avultado, sujeita a opções cuja competência encontra-se no âmbito do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o mesmo é dizer do Governo. Portanto, ainda que designada como "variante", qualificação que nem sequer existe no Plano Rodoviário Nacional, não se trata de uma estrada municipal, portanto não se encontrando na esfera da competência da Câmara Municipal de Ourém, independentemente da sua composição política.
    Resta saber se, como "variante" (?!) se entende algum trilho de cabras como os que proliferam pelos montes do concelho de Ourém... desse já cá existem muitos e não necessitam de mais "variantes"!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  60. Depois de o ouvir falar em aeroportos,zonas industriais megalómanas,e agora em autoestradas para a freixianda vejo-me obrigado a dar razão aos comentadores que dizem que o sr. não sabe do que está a falar.

    Ó amigo "caminhos de cabras",você julga-se algum iluminado ou veio para aqui chamar parvo a quem cá estava.

    Então o sr.vai escarrapachar aqui um texto deste tamanho só para dizer que que que não sabe o significado do termo variante,e num acto de goso ou quem sabe estupidez equacionar a hipótese de se tratar de um trilho de cabras?

    O seu paleio e a sua escrita cheia de fonicoques a mim não me enche barriga e já não há paciência para aturar tamanha falta de nexo no que escreve.

    Se o seu objectivo era dar nas vistas um pouco á boleia do gabão que o mvm lhe fez há uns tempos atrás devo dizer-lhe que falhou,e neste momento está quase a cair no ridículo.

    Gonçalo Simões

    ResponderEliminar
  61. O Plano Rodoviário Nacional não contempla "variantes"... Ponto final.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  62. não é ponto final ,porque você fala,fala e pouco ou nada diz ,para uma pessoa cheia de certezas poderia informar se um pouco melhor ,tenho a certeza pelas suas palavras que não faz a minima ideia do que estamos a falar quando falamos da variante da freixianda,qual autoestrada ,ic ou ip,é uma estrada de 2 faixas cujo objectivo é retirar transito do centro da vila mais nada,se quer realmente dar opinião de tudo de se ao menos ao trabalho de se informar ,antes de mandar bitaites sem qualquer nexo.
    eu sei lá se o plano rodoviario não contempla variantes mas que as á isso tenho a certeza
    e mais ,num comentario acima referiu que o mercado é quinzenal,está errado mais uma vez é semanal.
    os seus esforços para mostrar que sabe do que fala são heroicos ,pelo esforço feito ,mas é tudo palha,palha e mais palha sem substançia nenhuma.
    eu tambem sou contra a variante porque acho que não faz falta muitas outras boas opcões já aqui foram dadas.
    e realmente fico admirado por nm um membro do mvm aqui dar a cara e já agora nem um do psd
    onde estão os candidatos?
    e um reparo ao mvm onde estão as vossas propostas ? mais alcatrão?é essa a ideia que fica do vosso video .
    apresentem aqui as vossas propostas ,para toda a gente ver ,comentar e dar outras para issso é que este blog devia servir.
    sergio almeida

    ResponderEliminar
  63. "é uma estrada de 2 faixas (...) eu sei lá se o plano rodoviario não contempla variantes mas que as á isso tenho a certeza"
    - sr. Sérgio Almeida: o seu comentário diz tudo... dispensa mais comentários!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  64. Sr. Carlos Gomes, se visitar o link referido acima (http://freixianda.blogspot.com/2009/09/ao-tao-desejada-variante.html), vai verificar que a "variante" de que se fala, não é mais do que uma rua, dentro da Freixianda, que se encontra praticamente concluída, e que pretende apenas desviar o trânsito da Rua Principal.
    Daí que o seu comentário sobre IC, IP e Autoestradas tenha parecido completamente descabido neste contexto.
    Já agora, parece-me que, quando o Sérgio Almeida referiu "estrada de 2 faixas", pretendia que se entendesse 1 em cada sentido... certo? :)

    Espero ter contribuído para o esclarecimento do assunto.

    Susana Pereira

    ResponderEliminar
  65. Srª Susana Pereira: as suas palavras, finalmente, conseguem esclarecer um assunto que estava aqui a gerar uma controvérsia absurda e desagradável. Diz que
    "a "variante" de que se fala, não é mais do que uma rua, dentro da Freixianda, que se encontra praticamente concluída, e que pretende apenas desviar o trânsito da Rua Principal". Sucede que, o que aparece naquele blog não é mais do que um rabisco sobre um mapa pouco legível... e acontece que, num dos posts anteriores, estivémos aqui a debater qual a melhor opção em termos de eixos rodoviários para criar uma nova centralidade na Freixianda, verificando-se a esse respeito duas opiniões diferentes. Portanto, a questão era a de saber qual a melhor opção em termos de vias de comunicação para retirar a Freixianda do relativo isolamento geográfico em que se encontra, quando alguém apareceu a anunciar um post noutro blog acerca de "uma tão desejada variante". E, daqui resulta todo um equívoco a dar pretexto a comentários displicentes que demonstram uma educação insuficiente que impede de respeitar os outros. E, quando refiro educação, não pretendo aludir à instrução literária que é ministrada na escola mas aos bons princípios que todos os pais, ainda que analfabetos, procuram transmitir aos seus filhos.

    Vale, a este respeito, a sensibilidade de uma senhora. Aliás, já tive a oportunidade de referir aqui o mérito da candidatura do MVM também relativamente à sua composição por parte de muitas senhoras jovens, o que pode contribuir para elevar o bom senso e inibir a arrogância de algumas pessoas.

    Com efeito, uma rua dentro da Freixianda que, pelo que estou a entender, até me parece positiva não apenas por desviar parte do trânsito do centro da Freguesia como ainda possibilitar o alargamento da sua área urbana e até outras opções como a deslocalização do mercado semanal, salvo eventuais problemas de segurança que se possam levantar em relação à circulação de crianças junto dos estabelecimentos de ensino e ao aumento do ruído junto destes, o que a verificar-se constitui um facto perturbador. Mas, por outro lado, mais uma rua dentro da freguesia não vai alterar substancialmente ou praticamente nada o actual contexto e importância da freguesia da Freixianda.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  66. sr carlos gomes
    penso que serei um desses que os pais não deram educação,segundo você tambem sou arrogante e faço comentarios dipliscentes mas como voce não os identificou ,não tenho maneira de saber se sou eu mas pedia lhe com toda a educação que me esclareca.
    tambem reparei que já aprendeu á conta do mal educado(no caso de ser eu um desses tais que fala) que o mercado é semanal e não quinzenal.
    desde já do topo da minha arrogancia (só no caso de ser eu um dos arrongantes anónimos que refere)
    envio lhe um convite venha conhecer a freixianda
    porque obviamente não conhece .
    hesitei algum tempo em lhe responder porque seria mais um comentario displicente (no caso dos meus comentários serm displicentes).
    mas posso garantir uma coisa pode postar o que quiser eu nem me dou ao trabalho de os ler
    fui bem educado pouco arrogante e nada displiscente o suficiente para si ?

    ResponderEliminar
  67. Gostei da entrevista
    e o que eles dizem a verdade evitem de VOTAR PS PSD CDS BE CDU esqueçam desses partidos falso
    Escolham MVM
    Tiago Silva

    ResponderEliminar
  68. Faço mais uma vez uso deste blog para fazer um apelo á câmara municipal ou á junta de freguesia no sentido de que os seviços de cartografia enviem com a maior brevidade ao sr. carlos gomes um conjunto de mapas actualizados bem legíveis e sem rabiscos da freguesia da freixianda.

    O sr. carlos gomes não percebe,não está legível só vê rabiscos e nós filhos de pais analfabetos também não podemos esclarecê-lo dada a nossa ignorância.

    No seguimento do que disse o Sergio queria reiterar o convite para que visite a freixianda de preferência visita guiada e atenta para não voltar a dar calinadas quando escreve sobre esta terra.

    Somos uma vila modesta,situada no interior do país,não é preciso consultar sites governanentais para identificar os nossos problemas,basta vir cá e inteirar-se da situação.

    Filhos de analfabetos e ignorantes mas humildes e hospitaleiros,visite-nos e garanto que será bem recebido!!

    ResponderEliminar
  69. Aceito o convite, Fica para a próxima excursão a Fátima!...
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  70. Sr.Carlos Gomes, o senhor até diz umas coisas acertadas mas não confunda os assuntos. Não se meta em todos os assuntos, não chame touradas onde não existem notícias dessas, não puxe assuntos de ruelas quando não se fala disso neste blog.
    Uma vez que o Senhor tira estes assunto de http://freixianda.blogspot.com é lá que deve comentar e não vir para aqui falar do que não interessa.
    Alguém que mande calar este senhor.
    carlos

    ResponderEliminar
  71. "Uma vez que o Senhor tira estes assunto de http://freixianda.blogspot.com" ?!!!

    Mandar calar?!!! deve estar muito enganado a meu respeito. Nem no tempo da "outra senhora"... talvez isso funcione para certas pessoas como aquele que sugere a mordaça!

    Mas, faço-lhe a vontade, por desprezo!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  72. O senhor Carlos Gomes está mesmo em cima do assunto. Não larga o blogue!
    Parece-me bem. Manter-se informado em relação aos assuntos que dizem respeito a "sua" terra a toda a hora, para que não falhe nada, visto que não se encontra na terra.
    Veio à apresentação do PS no passado Domingo?
    Não veio? Então, o MVM esteve presente, defendeu alguns interesses da Vila e o senhor não esteve presente?
    Ficaria a saber que o MVM fez um acordo publico com o PS que defende alguns assuntos antiquíssimos do PSD, ou seja, copiaram para o papel aquilo que há muito se deseja para a Freixianda e até assinaram em público, prometendo que nos próximos 4 anos tudo ficará resolvido! Foi bonito, mas não passa de um jogo político e para os atentos... será que nos próximos 4 anos iremos conseguir fazer isso tudo?
    O MVM tenta "Esmiuçar os Sufrágios". Parabéns pela iniciativa... mas com os devidos cuidados!
    Vera Silva

    ResponderEliminar
  73. Srª Vera Silva: pela correcção com que apresenta as suas discordâncias merece da minha parte o maior respeito e, consequentemente, a minha resposta e a minha sinceridade. E, digo isto por não tencionava voltar a intervir neste blog.

    Admitindo que leu os posts anteriores, verificou que eu não sou natural da Freixianda. Estou ligado a esta freguesia há mais de vinte anos e aqui tenho residência temporária. Aliás, desloco-me à Freixianda todos os meses, por vezes mais de uma vez.

    Procuro conhecer a realidade local e tendo a fazer alguma comparação com outras realidades locais a que também me encontro ligado. É a primeira vez que manifesto desinteressadamente a minha disponibilidade de colaboração para participar sobretudo na área cultural. Se esse também for o desejo das pessoas que vierem a gerir a autarquia.

    Manifestei publicamente o meu apoio ao MVM entre outros motivos porque eu próprio não tenho filiação partidária. Mas, como já tive oportunidade de afirmar, não vejo inconveniente que uma candidatura independente estabeleça acordos com outras forças políticas, uma vez que não se candidata aos orgãos municipais. Da mesma forma como nada me move contra as demais candidaturas que foram apresentadas à Assembleia de Freguesia da Freixianda. De resto, registo aqui a correcção no trato por parte de pessoas ligadas às candidaturas da CDU, independentemente dos argumentos que procuramos construir com finalidade eleitoral.

    Surpreende-me e desmotiva-me a tendência de certas pessoas para a agressão e o insulto gratuito. Penso que isso em nada contribui para engrandecer uma terra que a meu ver, não necessita apenas dos seus filhos como ainda de todos aqueles que aprenderam a amá-la!

    Sejam elas correctas ou erradas, experientes ou reveladoras de desconhecimento em relação a alguns aspectos, as minhas opiniões aqui emitidas apenas vinculam a minha pessoa. Por outras palavras, não estou mandatado para falar em nome do MVM nem este Movimento se revê necessariamente nas minhas posições. Limita-se apenas a dar-me liberdade de expressão no seu blog, a mesma que é extensiva a todas as outras pessoas. De resto, estou convencido que as nossas posições não coincidem nomeadamente com os projectos rodoviários como aqui já foi referido, parecendo neste aspecto eu ter uma maior convergência com o candidato da CDU. Mas isso não me impede de apoiar a candidatura do MVM!

    Se, para algumas pessoas , o meu conhecimento da realidade local não é suficientemente profunda e, em consequência a minha disponibilidade para colaborar não for desejável, seguirei o meu próprio caminho, indiferente ao que se passa na Freixianda, apesar de já estar ligado a esta terra, continuando a envolver-me noutros projectos distantes como sempre fiz. Despreocupado e sem ressentimentos!

    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  74. Realmente o meu comentário não foi o mais apropriado e o Sr.Carlos Gomes surpreendeu mais uma vez neste seu último comentário.
    Dona Vera, não exagere... também é a sua primeira vez.
    Carlos

    ResponderEliminar
  75. Queria deixar aqui dois desafios para o senhor Carlos Gomes:

    1º- Se o senhor sabe tanto da freixianda conte-mos a historia do seu nome!( O senhor é muito bom nisto de contar historias.)

    2º- Este mais sério, queria que o senhor me desse as 5 PRIORIDADES de acção para o MVM quando este for eleito!
    Depois de conseguir superar este desafio eu digolhe o que ganhou.

    Comprimentos a todos e Viva o MVM

    ResponderEliminar
  76. ah ah ah...
    que jogo bonito!!
    O MVM está a superar em ridicularice...

    ResponderEliminar
  77. Anónimo das 23:07

    Realmente os blogs das candidaturas do PSD, CDU, CDS, à Junta da freixianda não são ridículos, nem são coisa alguma, porque não existem.

    Nem para criticar conseguem argumentos de jeito!

    Eu, se possuísse uma inteligência assim tão limitada, faria como o(a) senhor(a) e assinava anónimo, ou então estava calado, para ninguém se aperceber da minha ignorância. Deste modo evitava de cair no ... ridículo!

    Passem bem.

    ResponderEliminar
  78. Obrigado Ricardo,
    Quanto aos anónimos são o que são e valem por aquilo que valem 0(ZERO).

    ResponderEliminar
  79. Então senhor Carlos Gomes ainda não me esqueci de si!

    ResponderEliminar
  80. ouvi dizer que no jantar do psd as propostas mais sonantes foram ataques cerrados ao mvm e ao paulo fonseca,e uma boa dose de mentiras para a sobremesa.

    se alguém por lá esteve "conte-nos como foi"

    Manuel Martins
    -----------------

    ResponderEliminar
  81. Pois eu cá não sei mas ouvi dizer que o Frazão até se responsabilizou por ter trazido a electricidade para a freguesia da freixianda!!!
    E mais, as propostas são muito parecidas(para não dizer iguais) as do mvm, pelo menos foi o que aqui no blog em "discurso de apresentação"...
    Alguem andou a copiar :)

    Manuela Pereira

    ResponderEliminar
  82. Ele é um bom humorista,mete tudo comtente e a bater palmas,pena é que no meio de todo o discurso não se ouviu senão mentiras!!
    O agroal pago???!!!!alguém já deve ter pago mas ele,de certeza que ainda não!!!!

    ResponderEliminar
  83. promeças promeças e mais promeças, MVM,PSD,CDS,CDU, tudo num barco em alto mar.....sem fundo.

    António Alves

    ResponderEliminar
  84. o senhor Antonio alves como podes dizer MVM CDS e CDU que tudo num barco em alto mar sem fundo ? pela ignorancia e despresso como o senhor é que isto esta como esta. aponta quem realmente anda a prometer a anos sem fim e se encontra tudo igual. por pensarem assim e os idosos pensarem que é pecado se não votarem PSD é que estamos cada vez mais para traz dos outras terras. pensa bem antes de escreveres e vamos é votar MVM para ver se são realmente diferentes. pior que o psd não devem de ser porque em 4 anos nada fizeram.

    ResponderEliminar
  85. Eu estive no jantar do PSD e como em todas as aprsentações puliticas o que se fez foi prometer tudo.
    Mas o que me chocou foi o Senhor Doutor Victor Frazão dizer que foi o PSD que troce tudo para a Freixianda.

    (Eu pesso desculpa ao MVM por ussar a vossa pagina mas como não á outra para a Freixianda.)

    POR FAVOR DIGÃO AO SENHOR QUE A NOSSA FREGUESIA SEMPRE FOI DO PSD

    é que ele não sabe de certesa

    Mais

    isto ta nesta miseria e sempre foi PSD

    eu insisto ele não sabe...

    ResponderEliminar