sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ordenação da lista do MVM


1 – Rui Manuel Simões Vital---------------Porto do Carro
2 – Abílio Gameiro Rodrigues--------------Freixianda
3 – Alfredo Manuel Raimundo da Silva------Engenhos(rec. na Freixianda)
4 – Jacinta dos Anjos Gonçalves Almeida---Granja
5 – David Manuel Marques Vaz--------------Lagoa do Grou
6 – José da Graça Caçote------------------Abades
7 – Patrícia Alexandra Jesus Maia---------Lagoa do Grou
8 – João Pedro Marques Branquinho---------Parcerias
9 – Dalila Maria Marques Pipa-------------Várzea do Bispo
10 – Marco Nelson Rosa Ferreira-----------Besteiros
11 – Tiago Liberal Duarte-----------------Porto do Carro
12 – Cláudia Susana dos Santos Honório----Freixianda
13 – Amílcar Alfredo Gomes Freire---------Casal Pinheiro
14 – Liliana Pereira Gomes----------------Cumeada
15 – Cátia Sofia Abreu Marques------------São Jorge
16 – António Sérgio Simões Rodrigues------Póvoa
17 – Sofia Marques Simões-----------------Freixianda
18 – João Miguel Mendes Simões------------São Jorge
19 – Tânia Sofia Simões Bilreiro----------Freixianda
20 – Luís Filipe Almeida Marques----------Casal Pinheiro
21 – João Tiago Gonçalves Almeida---------Abades
22 – Ana Filipa dos Santos Honório--------Freixianda
23 – Luís Carlos Abreu Gomes--------------Freixianda
24 – Cláudia Patrícia Henriques Almeida---Abades
25 – Cláudia Cristina Marques Dias--------Casal Pinheiro

Mandatário – José Manuel Marques Honório--Freixianda

27 comentários:

  1. É curioso como andava toda a gente a comentar as noticias que aparecem no blogue e agora que apareceu a lista ficou tudo calado!

    Se eu tivesse que organizar sozinho a lista, haveria pessoas que estariam mais acima outras mais abaixo e outras talvez nem tivessem lugar. Mas estas coisas não são feitas assim, é com certeza muito mais complicado quando tem que se decidir em conjunto.

    Para que fique claro concordo inteiramente com os quatro primeiros nomes da lista.

    Vamos a isto com força,

    ResponderEliminar
  2. A distribuição geográfica dos candidatos do MVM é um aspecto que registo como bastante positivo, procurando abranger dentro do possível toda a área da freguesia e possibilitando, desse modo, um conhecimento global da realidade e dos problemas.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  3. é curioso que o nº 2 e o nº 3 aparecem nos cartazes do PS

    ResponderEliminar
  4. não era esteo principio do movimento. Solidariedade a um dos fundadores(Bruno Silva)

    ResponderEliminar
  5. Nem metade dos votos vão ter assim....

    ResponderEliminar
  6. Uma lista independente não é necessariamente uma lista de candidatos sem partido político e, muito menos, anti-partido. É, simplesmente, uma forma de participação cívica que, pelas suas características, permite a convergência de pessoas com ou sem filiação partidária em torno de um programa concreto. Parece-me que a questão de saber qual a ideologia ou ou modelo político que legitimamente cada um preconiza não é relevante para quem pretende ver resolvidos os problemas locais, no caso concreto da Freixianda. Naturalmente, para os freixiandenses pouco importará qual o partido em que determinado candidato se encontra filiado, desde que seja uma pessoa séria, honesta e suficientemente capaz de fazer algo de válido pela sua terra. É por isso que, sem menosprezo pelos demais candidatos, estou convencido de que a população da Freguesia da Freixianda vai dar um voto de confiança à candidatura independente apresentada pelo MVM, uma vez que em prol da sua terra foram capazes de colocar de parte eventuais diferenças de opinião política e unir-se. Os seus próprios adversários certamente saberão reconhecer-lhes este mérito.
    Porque não falamos dos problemas concretos que é necessário resolver e aquilo que pode ser feito? A opinião e a colaboração de todos é o capital mais precioso. É precisamente isso que esta terra precisa!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  7. O unico com perfil e capacidade era o Bruno Silva, mas alguem correu com ele, o unico que sempre defendeu serem independentes, foi colocado a andar, assim estão livres para assumir que de independentes nada teen.
    Vote independentes é votar PS

    ResponderEliminar
  8. Eu tinha confiança de que era desta que a freixianda ia para a frente, mas com esta gente, vai de mal a pior, o meu voto já era.
    Joaquim Marques

    ResponderEliminar
  9. concordo com uns e com outros, a lista é boa e tem menbros com capacidade alia a irreverencia á experiencia tem novos e velhos ,do sul norte e centro da freguesia e o lider na unica apresentação publica que fez demonstrou confiança e determinação e a mim pessoalmente surpreedeu me pela positiva .
    agora em relação aos apoios ,a mim como socialista o apoio do ps nada me afeta mas o do pp seria um sapo que teria que engolir, porque nunca votei á direita do ps e pensando como os anonimos anteriores eu iria votar pp ,mas eu não penso assim acho antes que de um lado está a mudança e do outro a continuadade na lassidão e abandono da freguesia .
    votar independente não é votar pp ou ps é sim votar na mudança ,não estraguem tudo com egoismo ou fanatismo partidario .
    a lista parece me ,e conheço parte dos membros tenho primos ,amigos e até uma tia ,bastante plural e deversificada á independentes ,menbros historicos do psd o lider é ou já foi militante do psd por isso votar mvm é votar num futuro mais risonho.
    sergio almeida

    ResponderEliminar
  10. Se o PS e o CDS tivessem lista na Freixianda, como era natural que acontecesse, então estas questões de dependência/independência nem se colocavam. E se há na lista do MVM pessoas que se identificam tão de perto com a candidatura do PS, não percebo porque fugiram de formar uma lista por esse partido. Como se vê pelo alinhamento de nomes e pelos comentários, havia gente suficiente para uma lista do PS e ainda sobravam independentes suficientes para a lista do MVM.

    ResponderEliminar
  11. ó joão filipe e depois o que acontecia dividindo os votos ? ganhava o psd e continuava tudo na mesma .... tu pareces a estar obcecado pela lista do ps e do pp não compreendes que esta é uma lista de união de todos aqueles que acham que a continuar como está a freixianda vai estagnar e parar mais 4 anos ,temos uma hipotese se os partidarismos e sectarismos não estragarem tudo ,de qulquer modo respeito a tua opinião mas acho que estás errado ......

    ResponderEliminar
  12. QUEM SE FICA A RIR SÃO OS SENHORES DO PSD.
    APRENDAM A LIÇÃO!!!

    ResponderEliminar
  13. Pois é, dividiam-se os votos dos que estão descontentes. Isso equivalia a distribuir os lugares na Assembleia de Freguesia por várias forças políticas. Como devem saber, a Junta de Freguesia não é do partido mais votado (directamente). Quem decide a composição da Junta é a Assembleia de Freguesia, no caso da Freixianda, 13 eleitos. Nas eleições anteriores, 10 do PSD e 3 do PS. (Se não erro nas contas...)

    Vamos supor que o PS conseguia os mesmos 3, que o MVM tinha 4, restavam 6 para o PSD. Este ganhava as eleições, mas ficava em minoria na Assembleia. Então quem decidia a composição da Junta? Dependia dos acordos entre as forças políticas eleitas.

    Na situação actual, esperam realmente ficar com 7 eleitos contra 6 do PSD? Pode ser que sim, mas é preciso uma pequena revolução.

    ResponderEliminar
  14. Se o PS conseguisse os mesmos 3 lugares na assembleia e o MVM sozinho 4, não havendo lista do PS será de supor que o MVM eleja 7. A não ser que os socialistas votem no PSD, mas não me parece lógico.

    ResponderEliminar
  15. Também pode dar-se o caso que alguns que até votavam na lista independente deixem de o fazer por causa da aproximação a um partido.

    E a soma dos votos não é necessariamente assim, porque o facto de haver menos alternativas pode levar a maior abstenção... É tudo cenários. Depois é que se vê se esta foi uma boa opção.

    Não tenho nada contra o MVM (nem contra as opções políticas), e acho muito bom o empenho de tantos jovens à volta deste projecto, mas acho que falta um bocadinho de realismo.

    ResponderEliminar
  16. O que eu quero dizer é que sem o apoio dos partidos, o MVM podia ir buscar votos dos que já não acreditam em políticos. E ao mesmo tempo não afastava os que ainda acreditam, mas não gostam desta lista do PSD.

    ResponderEliminar
  17. contas e mais contas ,se á algo que já aprendi em politica tudo é possivel em previsões
    no fim com escolhas mais ou menos acertadas o mvm é algo diferente baralha as contas pode se tentar prever ou criticar as escolhas de quem dirige o mvm ,mas que veio baralhar as contas na freixianda isso veio porque se fosse o mesmo de todos os anos alguem tem duvidas que o ps elegia 2ou 3 o pp 1 ou 0 e o psd ganhava com uma maioria solida .
    se á algo que o mvm pelo menos vai ter o condão de fazer é que a concelhia do psd olhe para nós freixiandenses como algo garantido e nem se esforçe por mostrar obra ou arranjar um candidato mais capaz......não tenho duvidas que vão tremer.

    ResponderEliminar
  18. O que se espera é que o futuro seja melhor do que o presente, com isso concordo. Quanto ao resto, são opiniões, não vale a pena perder muito tempo. Passemos mas é a afirmar as propostas.

    ResponderEliminar
  19. boa noite estive a ler os comentarios e apercebi-me que é muito triste continuar-se a pensar em cores partidarias contas e mais contas,quando todos nos sabemos que estamos presentes a uma junta actual miseravel, onde podemos ver no blog da freixianda mais uma aberração da nossa actual junta.O que sei é que vejo um grande projecto onde eram muito criticados por serem muito jovens, hoje leio criticas por serem muito velhos, ou por haver pessoas do PS,PSD,ou CDS.ao que me lembro o cabeça de lista era o unico que nas ultimas eleiçoes estava em listas, e era no PSD.Fico preocupado quando me apercebo que os freixiandenses continuam a votar nos partidos como os meus avos faziam. eu ca sou diferente P/europeias votei PSD,Para a camara votarei PS e para a fregusia não podia deixar de ser no MVM. um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  20. Ao anónimo das 0:39

    Você não faz o que seus avós faziam, não vota por ideologia, apenas por ocasião, é legitimo.

    Não deve ser essa a única diferença entre si e os seus avós, eles provavelmente davam a cara pelo que acreditavam, você vem com lições de moral mas falta-lhe a coragem de assinar o comentário.

    Talvez o País tivesse melhor servido com os seus avós!

    ResponderEliminar
  21. É engracado...De todos os que comentam ainda só vi um a dar ideias, os demais preocupam-se apenas com questões parvas, estupidas, e algumas parece-me a mim de dor de cotovelo...Crescam amigos...Falem do que tem interesse...Do tipo!Que pensam fazer a feira?...sim porque a mesma não ytem condições, se a asae aí passa!!!Além do mais em caso de emergencia os bombeiros não saem!!!

    Joaquim lopes
    Sacavém

    ResponderEliminar
  22. Sr Joaquim Lopes
    Você é mais um que tem a mania que é mais que os outros, o primeiro comentário (pelo menos identificado) que faz, e logo para chamar a todos menos um, parvos e estúpidos invejosos e crianças.

    Por mim tudo bem, pense o que lhe aprouver sobre nós que andamos aqui a participar no blogue, mas por favor não me chame amigo, porque isso eu não quero ser.

    Teve que vir um inteligente de Sacavém para nos insultar, e perguntar sobre o que fazer com o largo da feira, talvez tenha que aparecer um inteligente de mais longe para nos dar a resposta, já que este não chegou lá.

    Pela minha parte darei a minha opinião sobre este e outros assuntos quando achar oportuno.

    ResponderEliminar
  23. Quando a casa de um de voces estiver a arder a uma segunda feira de manha eu quero ver !!!!

    ResponderEliminar
  24. chamaremos os nossos bombeiros, e eles tudo farão para nos socorrer.
    um abraço amigos para eles e elas
    joaquim batista

    ResponderEliminar
  25. Parece-me que os problemas da Freixianda deveriam constituir uma coisa séria, para ser debatida com seriedade e respeito pelas opiniões divergentes, mas com a gravidade que os assuntos de responsabilidade sempre merecem às pessoas adultas e responsáveis.
    A questão da localização do mercado e da eventual obstrução dos bombeiros parece-me pertinente. Pode acrescentar-se a questão da higiéne pública e o saneamento básico, uma vez que não existem águas correntes e não foram previstos novos sanitários públicos, apesar de serem comercializados produtos frescos e outros alimentares fora da praça do peixe. Verifica-se ainda que existem estabelecimentos, no centro da Freixianda, que comercializam produtos alimentares e a funcionar em espaços contíguos a ruínas, locais onde proliferam focos infestantes que ameaçam a saúde pública. Mais tarde ou mais cêdo, a localização do mercado semanal e o funcionamento de alguns estabelecimentos de produtos alimentares terá de ser equacionado, em proveito da população da Freixianda e dos próprios comerciantes. Penso que é isto que necessita de ser debatido, no respeito pela diferença de opiniões.
    Existem muito naturais da Freixianda em Sacavém, Lisboa, Benavente, no Porto e em França e nos EUA. Creio que o local onde reside não constitui argumento aceitável para questionar uma opinião. A Freixianda só terá a ganhar se todos nos respeitarmos e partilharmos as nossas ideias, não transformando uma competição eleitoral numa rivalidade absurda a criar inimizade. A vantagem de uma candidatura independente é precisamente a de criar a oportunidade da convergência entre pessoas de diferentes sensibilidades, unindo o que for possível, mas respeitando aquilo que não for possível convergir. Penso que, com o aparecimento desta candidatura independente - independentemente das sensibilidades e eventuais filiações de alguns dos seus membros -a Freixianda possui uma oportunidade única que não deve desperdiçar e que vai no sentido de uma nova atitude, mais tolerante e plural. E, com o maior respeito pela candidatura adversária, faço votos para que os eleitores da Freixianda saibam dar uma oportunidade ao MVM - e que no futuro, todos os eleitos ou seja, os do MVM e os que o PSD eventualmente venha a eleger, saibam encontrar pontos de entendimento em prol da Freixianda. Mas, para já, debatamos questões sérias, com respeito, e não nos envolvamos em questiúnculas sem a menor razão de ser!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  26. Largo Juvêncio Figueredo

    Simplesmente não devia ser o largo da feira, porque ela não se devia lá realizar.

    A altura ideal para se mudar o mercado era antes do grande investimento realizado, para melhorar o largo, que ficou condicionado por essa necessidade(?) do mercado naquele local.
    Obviamente que o MVM não tem culpa dos erros passados, mas não podemos brincar com os dinheiros públicos, não podemos chegar ali e partir aquilo tudo, que ainda à pouco tempo custou tanto dinheiro! Talvez melhorar, com um jardim, por exemplo.

    A longo prazo defendo uma ideia, que não foi minha mas que foi defendida publicamente antes das errantes obras. O mercado deve mudar de sitio, e uma boa localização seria o campo de futebol, que já possui algumas infraestruturas, e tem espaço.
    O Campo de futebol seria deslocalizado para a zona da pista de motocross e da associação de caçadores, onde se poderia criar um parque de lazer.

    Com estas mudanças podíamos então transformar o largo Juvêncio Figueredo num local agradável, que seria o cartão de visita da nossa terra.
    Claro está que tudo isto custa dinheiro (muito), mas fica a ideia para o futuro.

    Esta é a minha ideia, fico à espera das vossas.

    ResponderEliminar