quarta-feira, 29 de julho de 2009

Novos ecopontos


Meus caros, foi com um sentimento de satisfação que na semana passada, e alguns dias depois de termos feito referência à falta dos mesmos no nosso discurso de apresentação, nos deparamos com um novo posto de Ecoponto situado na Lagoa do Grou. Esperamos que o mesmo seja feito em outros locais da nossa freguesia.

26 comentários:

  1. umas das maiores vergonhas da nossa freguesia é a tortura publica de animais sob o nome de tourada se o mvm for eleito o que pensa fazer acerca disso?
    permitir ou proibir?

    ResponderEliminar
  2. Acho que não percebi bem o alcance da questão do anónimo anterior.

    Eu pensava que a Junta de Freguesia não era chamada nem para autorizar nem para proibir touradas. Se não erro, o pelouro dos espectáculos públicos é da Câmara Municipal. A Câmara é que passa as licenças, ou não é?

    É claro que este pormenor não impede o MVM de dizer o que pensa de touradas.

    ResponderEliminar
  3. O alcanse desta questão só pode ser criar caso ou instalar a confusão.
    as touradas são um espétaculo centenário,com grande número de aficcionados em todo o pais e muitas vezes transmitidas em directo quer na televisão pública quer na privada.
    como é do conhecimento público já ouve várias tentativas de boicotar corridas de touros,sendo que a mais mais mediática terá sido barrancos.
    fizeram-se queixas na GNR,activaram-se providências cautelares e disseram-se um sem número de barbaridades,grande parte delas sem qualquer fundamento justificativo.
    no etanto as autoridades competentes tiveram o descerenimento de dar um parecer favorável á realizacção dos espétaculos saindo assim a ganhar a festa brava (e ainda bem ).
    se as raíses da freixianda não estão ligadas á tourada,se nem sequer tem praça de touros e ainda por cima se este espetáculo só passa por aqui uma vez por ano porque carga de água é que o MVM tem que dar opinião sobre touradas ?
    como dizem numa certa canção popular "não dá pra entender pois não pois não,não dá pra entender"

    ResponderEliminar
  4. josefa albertina rufina31 de julho de 2009 às 14:32

    acho que será importante porque a atual junta apoia esta tourada tal como vem anunciado no panfleto da mesma e seria interessante saber qual o tipo de apoio, mais se o mvm for eleito apoia ou não ?
    em relação ao espectaculo em si por ser centenário não se justifica as lutas de gladiadores duraram 2 seculos e ninguem as defende hoje em dia obviamente que para mim é um assunto que me pode ajudar a defenir o meu voto........

    ResponderEliminar
  5. A decisão de aceitar ou não a realização das touradas parte do município, sendo sempre um assunto de grande debate sobre o "sim ou "não" da realização dos mesmos. Na minha opinião, quem gosta vai ver a tourada, quem não gosta fica em casa... mas a decisão de haver ou não tourada devia ser tomada a nivel regional,ou da própria autarquia, de uma forma democrática apoiada pelo que a maioria dos seus munícipes pensa acerca desta questão.

    Marco Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Sobre touradas, embora eu não frequente (e muito menos veja pela TV porque acho enfadonho), não vou defender que devem ser proibidas e que todos têm de gostar do que eu gosto.

    A comparação com as lutas de gladiadores parece-me um bocadinho fora de contexto. Se é para atribuir aos animais a mesma "dignidade" das pessoas, repare-se que durante séculos também havia comércio de escravos e foi abolida, sem que isso seja razão para se proibir o comércio de animais.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que o problema das touradas não deve constituir uma procupação para a população da Freixianda. Trata-se de um espectáculo que não é proibido por Lei e, por conseguinte, as autarquias locais - Câmaras Municipais - concedem ou não licenças para a sua realização em função do cumprimento de normas de segurança e de higiéne pública nomeadamente, deixando para o público a decisão de assistir ou não ao espectáculo, de preferir este ou outros tipo de espectáculo, não se imiscuindo nesta matéria nem restringindo a liberdade de usufruir de um direito que a Lei não proibe.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  8. para mim é um espetaculo pouco dignificante mas revolta ainda mais quando é apoiado pela junta da minha freguesia ,sendo a junta de todos e os seus meios publicos e sendo eu contra a tourada pelos meus motivos ,tenho o direito de me indignar com o uso dos meus impostos num"espetaculo " que a mim me revolta se é verdade que quem quer ir vai e quem não quer fica em casa o apoio da junta muda tudo deixa de ser um espetaculo privado e passa a ser publico ai já me concedendo o direito á pergunta o mvm apoia ou não as touradas na freixianda como a atual junta?

    ResponderEliminar
  9. O facto de algumas pessoas deixarem aqui comentários em que expressam a sua revolta e indignação relativamente ás touradas merece-me o mais profundo respeito.
    É uma questão de opinião , defesa dos valores em que acreditam e dos seus ideais , e isso concorde-se ou não tem que se respeitar.
    Em relação ao apoio da junta se repararem bem , no dia do ESPÉTACULO a praça irá estar lotada não só por frixiandenses , mas também por grande número de pessoas dos conselhos vizinhos e tudo o que seja trazer gente á freixianda a junta tem que apoiar , e não tem que se pornunciar sobre se autoriza ou não uma corrida de touros que é legal ao abrigo da lei e tem as suas regras bem defenidas.
    No entanto vendo todos estes revoltados , indignados e talvez baralhados, permitam-me que vos deixe uma sugestão:
    que vos parece deixarem o MVM fora disto ,ganharem um pouco de coragem e formarem vocês mesmo um "MOVIMENTO ANTI TOURADAS"?
    acho que faz cá bastante falta pois a freixianda é um importantissimo centro tauromáquico!!!!!!!!
    VALHA-VOS DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Pois é, mas se o MVM tomasse como opinião oficial ser contra as touradas estava muito longe da opinião de mais de 90% da população da Freixianda. O que era um erro se quiser realmente representar os interesses da maioria da população.

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos!
    Permitam-me considerar esta questão como pouco pertinente, não entendo qual a sua relevância, de certeza que não faltam outras temáticas que justifiquem sabermos a opinião do MVM, bem como merecem a n/ discussão.

    A opinião do MVM acerca deste tema não tem a menor importância para a minha reflexão de voto.

    Para a discussão “favor vs. contra” touradas, este Blog não me parece o mais indicado, mas já agora, a população tem direito a decidir, no dia em que ninguém marque presença nas praças, então é o seu fim.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  12. Boas
    Já que estamos aqui todos a discutir esta noticia dos ecopontos, vou também acrescentar a minha opinião tentando não repetir tudo o que já foi referido.
    A propósito da reciclagem, a sua importância é por demais evidente, basta uma visita a um aterro sanitário, local onde toneladas lixo comum é enterrado, para se aperceber-mos desta necessidade.
    Reciclar resolve dois problemas, a escassez das matérias primas e o destino a dar ao lixo que produzimos.

    O material para reciclar vale dinheiro, por outro lado todos nós pagamos para que o lixo indiferenciado seja recolhido.

    Parece-me que devia de haver uma compensação para quem reciclasse, no mínimo isenção dessa taxa que nos cobram para a recolha do lixo "normal".
    Porque não uma proposta do MVM sobre assunto, para apresentar na Assembleia da Câmara Municipal?

    Espero ter acrescentado algo ao debate.

    ResponderEliminar
  13. Em relação à selecção e reciclagem de resíduos domésticos e implementação de novas atitudes, penso que deveria ser incentivada a prática de compostagem com vista a sua utilização nos solos agrícolas sob a forma de adubo. Para além de reduzir consideravelmente o volume de resíduos a recolher e sujeitar a separação e tratamento, podem contribuir para o enriquecimento natural dos solos agrícolas sem necessidade à aquisição de adubos que, afinal de contas, resultam do ratamento químico dos resíduos sólidos entretanto recolhidos quando estes são aproveitados para esse fim. Essa prática pode ser incentivada através de informação a distribuir e ainda a disponibilização a baixo custo de contentores adequados à compostagem. Constituindo os solos da freguesia da Freixianda predominantemente areníticos, este procedimento pode contribuir para fertilizar os campos e torná-los mais ricos em materiais orgânicos.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  14. Em relação à compostagem, entendo que tem importância menor, porque não podemos utilizar plástico nem vidro nem metal, na referida técnica, unicamente material orgânico. Assim só nos livraríamos de matérias biodegradáveis e continuávamos com o mesmo problema ambiental.

    Para fertilizar a terra podemos comprar uma cabra ou duas e utilizar o estrume que também tem matéria orgânica, bem como muitos nutrientes, e ainda ficamos com o leite para fazer uns queijos (se a ASAE deixar) e uns cabritos para comer.

    ResponderEliminar
  15. Em primeiro lugar quero felicitar o MVM por ter conseguido deixar de ser um movimento independente para ter passado a ser uma coligação PS, CDS o que nao deixa de ser no minimo lamentavel! Nao posso tambem deixar de fazer referencia aos célebres VELHOS DO RESTELO, pois o seu poder cada vez maior porque conseguiram destruir o sonho de um grupo de jovens que fundou o MVM tornando-os completamente insignificantes. PARABENS MVM! PARABENS VELHOS DO RESTELO!

    ResponderEliminar
  16. Um dos aspectos degradantes que deveria ser resolvido prende-se com os depósitos de entulhos e outros resíduos sólidos em locais menos apropriados, geralmente em lugares ermos nos montes. Parece-me que seria adequado destinar locais próprios para a recolha de entulhos que poderiam posteriormente ser aproveitados para aterros ou outras obras. E, em relação aos "monos", à semelhança do que sucede noutros municípios, implementar a recolha por parte dos serviços municipais em dias previamente estabelecidos, levando os habitantes a solicitar o serviço sem custos acrescidos, uma vez que já é paga a taxa de saneamento.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  17. Em relação ao ultimo comentário do Carlos Gomes, acho que tem toda a razão, mas em relação aos "monos" a sua recolha está já assegurada por uma empresa contratada pela câmara, a mesma que recolhe o lixo.
    Assim basta telefonar para a dita empresa, ou colocar o mono junto do contentor.

    ResponderEliminar
  18. Tenho verificado que algumas fontes foram votadas ao abandono, talvez em virtude das mesmas já não serem tão necessárias como outrora quando ainda não existia abastecimento de água ao domicílio. Porém, constituem um testemunho de uma época e, como tal, poderiam ser perservadas. De momento, estou a lembrar-me de uma existente à beira da estrada, à entrada da Freixianda, para quem vem de S. Jorge. Para além da sua perservação, esta poderia manter ainda a sua funcionalidade como apoio aos peregrinos que utilizam este trajecto.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  19. Parabéns a todos os corajosos que dão a cara por o MVM, gostava de dizer que não vale a pena por mais bancos no largo da feira porque os ocupantes são muito poucos (brasileiros) em relação a praça umas boas toneladas de alcatrão resolvem o problema e a fonte que la existia com o detergente que la puseram deu fim a risota da freguesia!
    Agora depois de ler que este movimento faz por ecopontos eu também queria um na Várzea, por dois motivos 1º por fazer falta e 2º eu não sei muito bem a onde me posso deslocar para pedir.
    Muito obrigado.
    Ana Gomes

    ResponderEliminar
  20. em relação ao largo da feira só uma coisa a fazer ou melhor refazer....neste momento o nosso largo da feira é um gigantesco parque de estacionamento ,poderia ser um dos mais bonitos do concelho aqueles que o progetaram a 100 anos atrás legaranos uma mais valia que foi subaproveitada e destruida pelas anteriores juntas , á nessecidade de obras urgentes criar areas verdes, um parque para crianças,porque não um palco permanente para todos os eventos das associações da nossa terra .
    mas isso tudo tem um problema o mercado semanal não se pode qualificar as duas coisas no mesmo sitio..... ou se move o mercado de local e se criam condiçoes para a sua existencia ou teremos que nos resignar a ter um largo da feira sujo partido e com ar de vila terceiromundista ,bem sei que para os logistas e donos de cafes a segunda é dia grande e sei que temos que pensar acima de tudo no global tentando não se esquecer de nimguem mas neste caso no meu ponto de vista se se quiser mudar a cara da vila tem que se desagradar a alguem
    em relação aos bancos ainda bem que á alguem que os aproveita.......sejam brasileiros ucranianos portugueses ou mistos.

    ResponderEliminar
  21. Ouvi dizer que há desistências nas frentes do MVM? É verdade?
    Paulo M.

    ResponderEliminar
  22. Olá a todos, gosta de deixar uma ideia para aquele mono da antigo centro de saúde que poderia ser muito bem aproveitado para fazer um A T L, já que se não fosse as nossas avós onde é que se colocavam as crianças nas ferias e a antiga junta para fazer a biblioteca aberta as pessoas, porque não basta dizer que há tem que estar aberta para funcionar " acho eu"!
    Muito obrigado.
    Ana Gomes.

    ResponderEliminar
  23. Esta caminhada do MVM não se adivinha fácil,aliás como tudo na vida,cada etapa tem as suas dificuldades.
    não desistam no primeiro obstáculo,aprendam a lidar com pressões e opiniões e tenham sempre presente que por morrer uma andorinha não acaba a primavera.

    ResponderEliminar
  24. Pessoalmente auguro um grande sucesso ao MVM e, qualquer que seja o resultado eleitoral que venha a verificar-se, vai ter sempre uma palavra a dizer relativamente às decisões que no futuro forem tomadas e a sua presença nos orgãos autárquicos não poderá ser ignorada e relevada. A questão está apenas em saber até que ponto conseguirá afirmar-se. Os primeiros sinais, incluindo a desistência de duas formações políticas, parecem indicar que o MVM está em condições de disputar inclusive a própria presidência da Junta de Freguesia, alcançando a maioria na Assembleia de Freguesia. O interesse que está a suscitar constitui já uma nota positiva. No entanto, convém não esquecer que a maioria da população não se encontra ainda ligada à internet...
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  25. Olá a todos, quando me levantei esta manhã dei conta de um barulho novo na praça, ja temos homens a trabalhar na conservação da mesma.
    O que eu gostava de saber é se eu falar neste "blogue" da nova piscina na Freixianda daqui a dois ou três dias não ouso uma retro-escavadora a fazer um buraco algures!
    Muito Obrigado!
    Ana Gomes

    ResponderEliminar
  26. Falar de ecopontos equivale a falar de saneamento básico. E eu recordo que, há alguns anos, aquando da inauguração da ETAR, creio que em vésperas de eleições autárquicas, a mesma deu direito a almoço de confraternização e, se não me engano, a distribuição de bonés e outro material de propaganda. Mas, até ao momento, a rede de saneamento ainda não foi concluída, pelo menos na freguesia da Freixianda...
    Agora distribuem-se ecopontos mas em diversos lugares da freguesia, os esgotos dométicos continuam a ser encaminhados para fossas que nem todas são sépticas, com as naturais consequências na contaminação dos lençóis friáticos e na utilização da água na rega dos campos ou seja, na qualidade dos produtos que se destinam à alimentação de pessoas e animais.
    Como a conclusão da rede de saneamento já não dispensa os votos necessários, como aconteceu aquando da inauguração da ETAR há alguns anos atrás, nem a aproximação das eleições autárquicas move os actuais responsáveis para a sua realização... agora fazem alarde com a distribuição de ecopontos! Isto é como dar um fato a quem nem sequer tem uma camisa...
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar