quinta-feira, 23 de julho de 2009

Apoios ao MVM


É com muito prazer e honra que transmitimos ao conhecimento público, a decisão do PS e do CDS-PP de não apresentarem candidatos a Assembleia de Freguesia, pois os mesmos reconhecem o Movimento Viva Melhor como um movimento sério e credível com ideias semelhantes, capaz não só de um desenvolvimento da Freguesia da Freixianda como também ter condições para um bom entendimento e cooperação com a Câmara.

17 comentários:

  1. A decisão do PS e do CDS podem parecer uma boa notícia, mas são uma notícia muito má. Significa que a freguesia está cada vez mais pobre de ideias. É sinal da desertificação crescente, onde nem as alternativas conseguem ganhar força. É sinal de que a eleição nem sequer vai ser discutida.

    Quando uma freguesia da dimensão da Freixianda não consegue produzir pelo menos 4 listas autárquicas é muito mau sinal.

    Por outro lado, a presença de Paulo Fonseca nas fotos da apresentação é bastante significativa. Quanto ao cabeça de lista do CDS não o vi...

    Importa saber, por uma questão de clareza, se o MVM retribui o apoio de Paulo Fonseca e lhe manifesta apoio para a Câmara e para a Assembleia Municipal.

    ResponderEliminar
  2. o mvm deve apresentar-se como movinento independente mas paralelamente manifestar-se receptivo a todo e qualquer apoio sério e desinteressado que venha dos socialistas,populares,comunistas bloquistas ou de um qualquer cidadão anónimo,por outro lado não vejo nenhum interesse em demarcar-se dos candidatos municipais e parece-me favorável para a freguesia que tenhamos boas relacões com todos eles

    ResponderEliminar
  3. pessoalmente estou me nas tintas de onde vem o apoio ,mas acho que o mvm de independente já tem pouco porque eu ouvi o seu lider apresentar o candidato socialista em palco como o seu candidato.
    se é verdade que querem o melhor para a freixianda não estaram a compremeter a sua independecia ? muito dificilmente paulo fonseca comquistará a camara ,se o mvm ganhar qual será a sua relaçao com o frazão ?
    quem mais tem a ganhar nesta relação é o ps porque tenho poucas duvidas que o mvm vale mais nesta freguesia que o ps embora o paulo fonseca vala tambem mais que o ps .
    penso que o mvm caiu que nem um patinho e se tem o apoio do pp onde estava o candidato do pp ? quem foi ao palco?
    e muito importante de onde vem o dinheiro para a campanha ? outdoors festas sardinhadas publicidade de onde vem o dinheiro?
    finalizando penso que vou votar mvm porque alem do lider me ter surpreendido pela positiva a alternativa é fraquinha e já conhecida pela negativa
    mesmo com erros votem no mvm

    ResponderEliminar
  4. a avaliar pelos comentários publicados, noto crescente preocupaçao em saber ao certo a natureza da suposta relação mvm\paulo fonseca e em devalorizar o que realmente interessa á freixianda. sobre as idéias e projectos enumerados pelo mvm a quando da sua apresentação nem uma palavra já sobre o ps ,p.fonseca,o dinheiro dos cartazes e das sardinhas quem estava e quem faltou, isto sim dá pano para mangas.eu não prtenço ao mvm nem nunca fui do ps e também não me pagam para os defender mas acho que é altura de olharmos atentamente para as pessoas,saber das suas capacidades,analizar as provas dadas e tirarmos as nossas conclusões.
    se os freixiandenses conseguirem fazer a distinção entre cores políticas e candidatos apresentados a proxima eleição marcará sem dúvida um ponto de viragem que só peca por tardia.

    ResponderEliminar
  5. ora agora é que o sr. anónimo das 22.32 pÔs o dedo na frida "A DISTINÇÃO ENTRE CORES POLITICAS E CANDIDATOS APRESENTADOS"que difrença nos faz que um presidente da cÂmara ou da junta seja socialista,comunista,do bloco de esquerda ou independente desde que seja peça fundamental no desenvolvimento e progresso do seu concelho ou freguesia?se estes senhores que nos governam á muitos anos souberem antecipadamente que por serem candidatos do PSD ganham a eleição porque razão se hão-de preocupar com as nessecidades e com o bem estar das pessoas?chegou a nossa vez de sermos peça fundamental na mudança,É AGORA OU NUNCA!

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos!
    Pelo facto deste ser o meu primeiro comentário, aproveito desde já para congratular a v/ iniciativa.

    Relativamente, ao primeiro comentário postado, será que o rácio nº de listas/dimensão da freguesia está assim tão desadequado! Parece-me que este número não é sinónimo da falta de ideias e alternativas, ou da desertificação. O que se pretende é que as listas existentes, independentemente do nº, promovam uma discussão enriquecedora de ideias em prol dos interesses comuns da freguesia. Por outro lado, com a emergência do MVM, temos uma alternativa renovada que pelo menos foge à “tradicionalista” PS – PSD.

    Então o que diríamos em relação a outras freguesias, com dimensões bem superiores, ex. Fátima, que nem o partido que detém a maioria apresentou lista.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  7. Cara Patrícia,

    merece-me a maior simpatia o surgimento do MVM. Mas ficava mais tranquilo se viesse acrescentar alguma coisa ao que já havia e não a substituir o que tem havido. Preferia ver 4 ou 5 listas dos vários partidos e uma lista de independentes. Isso era sinal de vitalidade, sinal de que a freguesia não está a dormir.

    Sobre a independência do movimento, basta somar dois mais dois. O PS apoia o MVM, o MVM apoia o PS. Aguardamos para ver se a Freixianda é a única freguesia do concelho onde o PS não apresenta lista, para tirar a conclusão final.

    Eu não tenho nada contra estes apoios, mas acho que encerram um erro político, que é tomarem os eleitores por tontos ou distraídos. Se simpatizam com um partido, não era mais lógico concorrerem por ele? Qualquer eleitor compreende isso.

    Faz-me lembrar o Pedro Janeiro do Fárrio, que ainda há poucos meses era contra o PSD e agora concorre por esse partido.

    Sobre o número de listas na freguesia da Freixianda, insisto: 2 listas apenas está bem para a menor das freguesias do concelho, como Formigais. Para a Freixianda é demasiado pouco.

    A parte boa é que o aparecimento desta lista de jovens do MVM é um sinal de esperança para futuras eleições. É sinal de que já não estão todos a dormir.

    Já agora, essa de que em Fátima o PSD não apresentou lista precisa de ser corrigida. O PSD concorre em TODAS as freguesias do concelho, para que conste e o PS em QUASE todas ;-)

    ResponderEliminar
  8. Olá todos!
    Continuou a insistir que o nº de listas pouco tem a ver com vitalidade, penso que é preferível poucas caracterizadas por dinâmicas, ideias concretas…, do que muitas e vazias de conteúdo.

    Relativamente aos apoios, o PS já deixou bem claro publicamente que apoia os movimentos de cidadãos independentes que emergiram em quatro freguesias, no entanto até ao momento, nenhum daqueles assumiu que esse apoio é recíproco.

    Pedro Janeiro concorre à freguesia da Ribeira do Fárrio como independente, colhendo o apoio do PS e do PSD, apesar de não ser novidade do PS, pois, já o tinha feito nas intercalares de há dois anos.

    De acordo com o “Noticias de Ourém”, de sexta-feira, 24 de Julho, pág. 5, o “partido que detém a maioria”, acrescento parlamentar, especificamente o PS, “não se apresenta ao eleitorado em quatro: FÁTIMA, Freixianda, Ribeira do Fárrio e Cercal”.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  9. olá a todos
    isto anda animado....eu se fosse lider de um movimento de independentes não aceitaria o apoio de nenhum partido , porque assim mais parece uma aliança anti psd o que para mim funciona ás mil maravilhas ...... tendo em conta o historial dos ultimos actos eleitorais talvez assim possa haver alguma mudança juntando socialistas ,populares e os ppd que não sejam cegos (o ultimo mandato é simplesmente o mais triste e enfadonho desde o 25 abril) fico espantado como o psd consegue ,numa freguesia onde é tradicionalmente mais forte ,apresentar um candidato tão fraquinho e repetir o erro 4 anos depois ...... e se calhar ainda ganha ......
    em relação ao racio de candidatos vs tamanho da freguesia acho que não tem nada a ver dou razão á patricia .
    eu em principio vou votar mvm ,a mudança e a alternancia é o que faz mover uma freguesia e já todos sabemos o que o candidato do psd vale por isso ......
    quanto ao apoio do ps parece me uma relação simbiotica os 2 ficam a ganhar... como socialista fico um pouco triste porque desde o 25 abril existiram listas do ps mas enfim é politica,chamo a atençao dos liders do movimento para que se deem a conhecer aos eleitores do norte da freguesia usualmente esquecido lá podem ganhar preciosos votos
    com votos de vitoria aqui fica o meu apoio
    sergio almeida

    ResponderEliminar
  10. É verdade, são mais importantes as ideias do que o número de listas que concorrem. Afinal na América as eleições disputam-se entre dois partidos e a democracia funciona. Mas não estamos na América...

    Aguardemos então pelas ideias, que os partidos ainda não divulgaram (pelo menos nas páginas de internet) e o MVM também não. Até lá, seguindo a lógica do parágrafo anterior, é cedo demais para declarar que apoiamos isto ou aquilo ;-)

    Ou talvez não! Mesmo sem conhecer as ideias, é possível confiar com base na constituição das listas.

    Sobre o Fárrio, o Pedro Janeiro é referido como candidato do PSD na página de Vítor Frazão. Agora a Patrícia diz-me que não. É estranho... Ora, se o PS apoia o Pedro Janeiro e o PSD também, isso significa que no Fárrio vai concorrer só uma lista? Isso seria uma pobreza. O ideal da democracia é a possibilidade de escolher. Escolher entre o bom e o mau, ou escolher entre o bom, o mau, o melhor e o assim-assim.

    Mas a Freixianda com mais de 2.300 eleitores tinha obrigação de apresentar 4 listas. Só as freguesias abaixo dos 1.500 eleitores é que têm apresentado 2 listas.

    ResponderEliminar
  11. a diversidade de opiniões e o conteúdo das idéias aqui publicadas contribuém e muito para o enrriquecimento da nossa cultura politica,tenho a certeza que isso se vai reflectir no proximo acto eleitoral.
    srs. do mvm comentários com este nível merecem certamente mais notícias "comentáveis"

    ResponderEliminar
  12. PARABENS AO MVM.

    Gosto de ver e acho muito interessante as discuções que ocorrem em volta dos apoiantes que o MVM aceitou,
    Caros leitores cada dia que passa fico mais preocupado com o pensar dos nossos contemporranios. Será que estes jovens corajosos, a quem devemos bater as palmas, erraram em aceitar os apoios que lhe apareceram ou prucuraram? ou terão acertado em cheio em lutar por todos nos?acham que os apoios intereção? eu se tivesse a frente do movimento aceitava tudo o que fosse de melhor para a minha terra.
    Tenho pena e fico triste em ver que este tema foi o mais debatido, Será que não passaram temas mais importantes neste Blog? Penso é que todos nos deveremos , unirnos em volta deste MVM, e ajudalos para ver se conseguimos, de uma vez por todas retirar do poder os dinossauros da politica. caros amigos lembrencem que as poucas oportunidades tem que ser aproveitadas, e lembrem-se daqui a 4 anos pode não aparecerem um grupo de jovens corajossos, que não tenham medo de enfrentar os Dinossauros. um abraço a todos e vamos ajudar os independentes, com ou sem apoios, o importante é as pessoas e as iniciativas. Força MVM!! NÃO SE DEIXEM IR ABAIXO COM ALGUNS COMENTARIOS MENOS BONS. FALAR É FACIL MAS TER CORAGEM COMO VOSSES TIVERAM É QUE NÃO É FACIL. eu não tinha mas VOTO MVM

    ResponderEliminar
  13. Cada vez estou mais farto de anónimos... a falarem de coragem, é preciso ter lata!

    ResponderEliminar
  14. A apresentação de uma candidatura independente, no caso à Assembleia de Freguesia de Freixianda, permite convergir num projecto comum as melhores energias e talentos em prol da comunidade, sem distinção de convicções políticas e ideológicas. Uma candidatura independente reafirma o princípio democrático de que a participação cívica e política não deve constituir um exclusivo dos partidos políticos, o que não significa necessariamente a sua rejeição ou a recusa de colaboração com pessoas de qualquer quadrante político. A desistência de candidatura de dois partidos políticos só pode constituir o reconhecimento da viabilidade de um projecto independente que se apresenta aos eleitores, constituindo um sinal suficientemente indicador de que os freixiandenses lhe deveriam dar uma oportunidade.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  15. VERGONHOSO !!!!

    Ver o PS já a manobrar as escolhas da lista.
    Alguns elementos já sairam e outros se seguirão. assim não !!!
    Vai acontecer o mesmo que no Cercal. Vâo desistir a favor do PS.

    ResponderEliminar
  16. "Agora a Freixianda é independente", mas de quem?
    Do PS não é certamente!
    Este movimento já bateu no fundo, falta de experiência e conhecimento.
    Já agora, os membros do movimento que não se irritem tanto com os comentários anónimos.

    ResponderEliminar
  17. À falta de melhor argumento, os "anónimos" insistem sempre na mesma tecla... mas, já agora, quem são os anónimos? serão os "alcóolicos anónimos", os "toxicódependentes anónimos" ou qualquer outra organização que persegue fins terapêuticos para libertar do vício os seus membros? É que, pela obcessão demonstrada nalguns comentários aqui produzidos, parece que existem "anónimos" com constantes recaídas...
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar